COLUNA MOBILIDADE

PMs agridem ciclistas com spray de pimenta em Olinda. Veja vídeo

O caso aconteceu durante um rolê de bicicleta noturno - nada mais do que um passeio de bicicleta feito por um monte de meninos, meninas e jovens pedalando pelas ruas da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 04/05/2022 às 11:22 | Atualizado em 13/02/2023 às 13:01
Notícia
X

Maldade sem limites e desnecessária. Não há como deixar de destacar esse aspecto antes mesmo de iniciar esta reportagem. Ainda mais numa cidade e num País que precisam estimular a mobilidade ativa, necessidade ainda mais evidente após uma crise sanitária.

Pois bem, mesmo diante dessa realidade, policiais militares do Batalhão de RadioPatrulha do Estado de Pernambuco jogaram spray de pimenta contra jovens que pedalavam pelas ruas do Bairro Novo, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

O caso aconteceu durante um rolê de bicicleta noturno - nada mais do que um passeio de bicicleta feito por um monte de meninos, meninas e jovens pedalando pelas ruas da cidade. O grupo de pedal é da Bomba do Hemetério, periferia da Zona Norte do Recife. 

A agressão foi filmada e teria acontecido na segunda-feira (2/5). Nas imagens é possível ver que a viatura da RP, placa QYQ7C81, passa pelos jovens, que pedalam do lado direito da avenida, quando um jato de spray é disparado da janela do veículo.

Os jovens gritam e alertam que é spray de pimenta. “Será que não temos mais paz? Será que não temos mais direito de ir e vir? Queremos paz, vida livre e lazer”, questiona o grupo nas redes sociais. O rolê passava pela Avenida Getúlio Vargas, uma das vias mais importantes de Olinda, próximo à beira-mar da cidade.

Nas redes sociais o grupo também denunciou que os militares chegaram a levar pertences de alguns jovens que estavam na pedalada e que não é a primeira vez que isso acontece.

O Comando da Polícia Militar afirmou que a corporação teve acesso às imagens e, mesmo sem uma provocação oficial, já iniciou uma investigação sobre o caso, num claro sinal de que vai punir os militares envolvidos.

Vamos aguardar. Confira a nota oficial:

“A Polícia Militar de Pernambuco informa que o comando do Batalhão de Radiopatrulha tomou ciência do vídeo e, mesmo sem ter recebido uma denúncia formal, já determinou investigação preliminar para apurar o ocorrido e identificar o histórico dos fatos.

Também ciente do fato, a Corregedoria Geral da SDS instaurou uma Investigação Preliminar (IP) para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Nesta fase, estão sendo coletadas informações iniciais e, havendo elementos suficientes, será instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) em desfavor de servidores públicos envolvidos.

A Corporação esclarece que no caso de pessoas que se sentirem lesadas por comportamento inadequado de policiais, devem procurar a Corregedoria Geral da SDS, ou a própria unidade a que pertence o efetivo, para efetuar a queixa e agilizar os procedimentos cabíveis”.


Tags

Autor