Empresas de ônibus preveem reajuste de 2,9% no preço das passagens após aumento do diesel
Esse seria o reajuste imediato devido aos aumentos do diesel. Mas os percentuais podem ser ainda maiores quando considerado o acumulado de 2022 e do último ano
Diante do reajuste da Petrobras, nesta segunda-feira (9), no preço do diesel, com aumento de 8,8% e passando a custar R$ 4,91, e não mais R$ 4,51, as empresas de ônibus já estão prevendo um aumento das tarifas de passagens de, em média, 2,9%.
Isso, inclusive, seria o reajuste tarifário imediato. mas ele pode ser bem maior: “Somados aos reajustes anteriores do combustível, o diesel já subiu 47% este ano, gerando um impacto acumulado nas tarifas de 15,4%”, calcula a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), com base nas médias tarifárias praticadas no País.
E o cenário é ainda pior se forem considerados os valores dos últimos 12 meses (de junho/21 até maio/22). “O diesel já acumula uma alta de 80,9%, muito acima da inflação do período, o que representa um impacto na tarifa pública de 26,5% no último ano”, diz a NTU.
FALTA DE ÔNIBUS
A entidade, que congrega 400 operadoras de ônibus em todo o País, alerta sobre os riscos de faltar coletivos para circular fora dos horários de pico, caso os sucessivos aumentos de custos não sejam compensados de alguma forma.
“Temos cidades que já fizeram seus reajustes tarifários anuais e outras que adotaram subsídios emergenciais ou permanentes, a situação varia. Mas a grande maioria dos operadores não têm fôlego financeiro para enfrentar mais esse reajuste e terão que suspender o serviço fora dos horários de pico”, afirma Francisco Christovam, presidente da NTU.
De acordo com a NTU, o custo com o combustível representa em torno de 32,8%, só ficando atrás dos gastos com a mão de obra das empresas de transporte público, que responde por 50% dos custos, em média.
- Transporte público no Brasil é muito caro e leva quase 20% da renda do trabalhador, aponta pesquisa
- Reajuste dos combustíveis: a grande vítima é o transporte público brasileiro
- Transporte público é quem mais sofre com o trânsito travado nas periferias
- Só notícias ruins para o passageiro do transporte público de Pernambuco
- A importância de um SUS para o transporte público brasileiro
"Com o atual cenário após mais um aumento do diesel, as prefeituras estão encurraladas e o novo reajuste no valor das tarifas de ônibus se torna algo inevitável", alega a NTU.
GRATUIDADE
Em relação à gratuidade para os idosos, ainda neste mês, a previsão é de que a Câmara dos Deputados vote um projeto de lei aprovado no Senado que prevê subsídio de R$ 5 bilhões pagos pela União aos municípios para custear as passagens de ônibus desse público.