As chuvas do rigoroso inverno de 2022 dificultaram e atrasaram as ações para recuperação da malha rodoviária de acesso ao Litoral de Pernambuco. Esse é o principal argumento do governo do Estado para o cenário de perigo e destruição que o JC identificou ao percorrer os principais acessos à costa litorânea da Região Metropolitana do Recife e de parte da Zona da Mata, inclusive as praias mais famosas nacional e internacionalmente, como Carneiros, em Tamandaré, e Porto de Galinhas, em Ipojuca.
O governo de Pernambuco, via Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), reiterou que vem atuando para recuperar as rodovias. Quando a reportagem foi publicada, o Estado já tinha relacionado as ações promovidas e as que vêm sendo realizadas. Agora, entretanto, pontua o impacto das chuvas nos trabalhos.
“Estamos atuando na recuperação da malha viária em todo Estado, inclusive nas vias de acesso às praias dos Litorais Norte e Sul. Vale salientar que o período chuvoso deste ano foi marcado pela ocorrência de eventos extremos e chuvas acima da média histórica em Pernambuco, o que impactou diretamente na condição do pavimento da malha viária, causando também impacto no cronograma de execução de obras que estavam em andamento em algumas estradas à época”, argumenta a Seinfra.
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Mais uma vez, a Seinfra explica que o governo do Estado garantiu R$ 200 milhões para as obras de recuperação das principais vias de acesso às praias dos Litorais Norte e Sul, recursos do Programa Caminhos de Pernambuco. Essa quantia também inclui a execução dos projetos.
AÇÕES NO LITORAL SUL
Na região do Litoral Sul, estão na reta final as obras de restauração do acesso à Praia de Muro Alto, que em setembro de 2021 estava com a trafegabilidade quase inviável. Um ano depois, de fato o trabalho está quase finalizado, mas as chuvas comprometeram a qualidade do que foi executado até agora.
Segundo a Seinfra, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) também teriam iniciado a restauração da rodovia PE-072, que dá acesso à Praia dos Carneiros e que está completamente destruída. O trecho atendido compreende os 14,7 quilômetros da rodovia entre o entroncamento com a PE-060 até a ponte sobre o Rio Ariquindá.
Também estão em andamento as obras na PE-009, no trecho de Barra de Sirinhaém a Guadalupe; e nos acessos às praias de A Ver o Mar, Tamandaré, Porto de Galinhas e Serrambi.
O pacote, segundo a Seinfra, inclui ainda as obras de requalificação da PE-60, no trecho entre a cidade de São José da Coroa Grande e a divisa com o estado de Alagoas, com 3,4 quilômetros. O processo de licitação para o início dos trabalhos se encontra em fase avançada e as intervenções devem ser iniciadas nos próximos dias.
Também serão iniciadas intervenções nas PEs 51 (Serrambi) e 38 (Ipojuca/distrito de Nossa Senhora do Ó), que juntas somam 19 quilômetros de estradas e estão bastante comprometidas. A PE-051, por exemplo, praticamente inexiste. Virou quase uma estrada vicinal.
AÇÕES NO LITORAL NORTE
As ações no Litoral Norte terão início até o fim de setembro, garante a Seinfra. As obras começarão pela PE-049, no trecho que vai do entroncamento da BR-101 até o acesso à praia de Ponta de Pedras.
A melhoria da PE-035, nas extensões entre Itapissuma e a Ilha de Itamaracá, e entre Igarassu e Itapissuma, está prevista para começar até outubro. Na região, a obra estrutural da Ponte de Itamaracá foi concluída e está em andamento a implantação de iluminação em LED.