COLUNA MOBILIDADE

UBER MOTO: mesmo sem regulamentação, serviço é ampliado para o interior de Pernambuco

O Uber Moto, assim como o 99 Moto, cresce porque é mais barato que a mais barata categoria das plataformas e mais rápido por ser motocicleta

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 03/11/2022 às 10:31 | Atualizado em 13/02/2023 às 12:54
Notícia
X

Mesmo sem regulamentação em Pernambuco, já que o processo para regulamentar o transporte de passageiros por aplicativo se arrasta numa briga judicial iniciada pela plataforma 99 e aguarda decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Uber Moto cresce no Estado, assim como em todo o País.

Depois do Recife e de boa parte das cidades da Região Metropolitana, o serviço chega a Caruaru, considerada a capital do Agreste pernambucano e onde o transporte de mototáxi já é regulamentado e têm muita força.

CONFIRA a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito

Confira a série de reportagens Por um novo transitar

O Uber Moto, assim como o 99 Moto, cresce porque é mais barato que a mais barata categoria das plataformas, mesmo nos horários e situações de preço dinâmico, e mais rápido por ser motocicleta - este ponto é o que mais tem preocupado as pessoas que lidam com o trânsito e a saúde pública.

UBER MOTO: serviço invadiu o País e o Recife, mesmo sem regulamentação da prefeitura

Uber e 99: regulamentação dos aplicativos vira lenda no Recife

Estrago das motos só aumenta no trânsito do Brasil. SUS bateu recorde de atendimentos

Isso porque os sinistros de trânsito com ocupantes de motocicletas (motoristas e passageiros, vale ressaltar) representam 60% dos leitos de hospitais. No Nordeste e, logicamente em Pernambuco, os sinistros de motos são 40% de todos os registros anuais no trânsito.

Em 2021, o número de sinistros com motos no País bateu recorde, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Em 2022, o cenário do SUS foi o mesmo.


GUGA MATOS/JC IMAGEM
Em abril de 2021, a Prefeitura do Recife, via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi enfática em afirmar que o Uber Moto, serviço de transporte remunerado de passageiros por aplicativo operado com motocicletas, seria ilegal na cidade - GUGA MATOS/JC IMAGEM

SEGURANÇA

A Uber - o que não poderia deixar de ser diferente - garante que o Uber Moto é seguro para os passageiros. “A partir de agora, os usuários do app poderão se deslocar de motocicleta por um preço menor do que o do UberX e com a mesma tranquilidade já proporcionada pelos recursos de segurança oferecidos pela Uber”, informa.

“Todas as viagens feitas com a Uber - incluindo agora também o Uber Moto - contam com, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real”.

UBER MOTO e 99 MOTO: confira as cidades onde o serviço está em operação no Brasil

O transporte por aplicativo de passageiros com motocicletas, serviço oferecido pelas plataformas Uber e 99, não para de crescer no Brasil. Pelo menos no caso da Uber, já são mais de cem cidades que passaram a ofertar o serviço com motos. Já o 99 Moto estaria presente em mais de três mil municípios.

Entre as cidades, não apenas municípios do interior ou da periferia das regiões metropolitanas, mas também capitais importantes, como é o caso de Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

 

 

No Recife, por exemplo, o Uber Moto está realizando uma campanha massiva de publicidade para divulgação do serviço. Os principais corredores viários da capital estão tomados por propagandas do Uber Moto espalhadas em outdoors.

Neles, a Uber destaca que o transporte por motos é bem mais barato do que o serviço oferecido por automóveis, além de evidenciar que oferece os mesmos requisitos de segurança na plataforma.

VEJA ONDE O UBER MOTO JÁ CHEGOU NO PAÍS:

O Uber Moto já está em 118 cidades brasileiras, a maioria no Norte e Nordeste. Mas também em capitais importantes. São Paulo e Rio de Janeiro, entretanto, seguem de fora:

Porto Alegre (RS), Parnaíba (PI), Itapipoca (CE), Bacabal (MA), Caxias (MA), Cametá (PA), São Félix do Xingu (PA), Abaetetuba (PA), Santarém (PA), Castanhal (PA), Altamira (PA), Bragança (PA), Parintins (AM), Manacapuru (AM), Codó (MA), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE), Arapiraca (AL), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Marabá (PA), Itacoatiara (AM), João Pessoa (PB), Niterói (RJ), Taboão da Serra (SP), Barueri (SP), Carapicuíba (SP), Nova Lima (MG), Santa Luzia (MG), Sabará (MG), Ibirité (MG), Pinhais (PR), Almirante Tamandaré (PR), Araucária (PR), Americana (SP), Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Armação de Búzios (RJ), Atibaia (SP), Bauru (SP), Blumenau (SC), Bragança Paulista (SP), Cabo Frio (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Foz do Iguacu (PR), Franca (SP), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Limeira (SP), Macaé (RJ), Marília (SP), Mossoró (RN), Natal (RN), Nova Iguaçu (RJ), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Petropolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP), Resende (RJ), Rio Grande (RS), São Carlos (SP), São Gonçalo (RJ), Timon (MA), Vitória da Conquista (BA), Volta Redonda (RJ), Osasco (SP), Feira de Santana (BA), Macapá (AM), Santos (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Palmas (TO), Itajaí (SC), Uberaba (MG), Belford Roxo (RJ), São Caetano do Sul (SP), São Bernardo do Campo (SP), Diadema (SP), Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Ribeirão das Neves (MG), Campina Grande (PB), Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Uberlândia (MG), Londrina (PR), Anápolis (GO), São José do Rio Preto (SP), Montes Claros (MG), Santo André (SP), Contagem (MG), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), São Luís (MA), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Aracaju (SE).


A PRESENÇA DO 99 MOTO

Segundo informações oficiais, o 99 Moto está presente nas cinco regiões do Brasil, em 70 cidades e microrregiões que totalizam aproximadamente três mil municípios. Somente nesta segunda-feira (10/9), o serviço entrou em operação em 30 novas cidades e microrregiões de todo o País.

Tags

Autor