Mark MacGann denunciou recentemente através do Uber Files que a Uber precisava fazer algumas reformas internas em relação ao seu modelo de negócios. O denunciante afirmou ainda que o modelo é “absolutamente” insustentável.
Os jornais Le Monde e The Guardian publicaram em julho desse ano que a Uber descumpriu leis entre 2013 e 2017, ao pressionar políticos com a intenção de expandir para novos mercados.
MODELOS DE NEGÓCIOS DA UBER "INSUSTENTÁVEL"
Mark MacGann afirma que liderou os esforços de lobby da Uber junto aos governos. E ainda se identificou como uma fonte que vazou os mais de 124 mil arquivos da empresa.
Mark disse que o que o levou a falar foi o fato de acreditar que a Uber conscientemente desrespeitou as leis e enganou as pessoas sobre algumas vantagens do modelo de negócio da Uber para os motoristas.
Além disso, o denunciante disse que a Uber reiterou que “o principal de seu modelo de negócios são contratados independentes, já que todo mundo quer ser autônomo, todo mundo quer flexibilidade”.
Existem motoristas da Uber processando a empresa em vários países para “ter um mínimo básico de proteção social, como auxílio-doença”. Mark afirma que os fatos contradizem essa visão de flexibilidade.