Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
Copa de Mundo

MAIS DE 200 km/h: em prática ousada, árabes jogam carros de lado em alta velocidade

Manobras arriscadas caracterizam o Tafheet, um dos esportes favoritos dos árabes

Cadastrado por

Maria Clara Batista

Publicado em 24/11/2022 às 10:46 | Atualizado em 25/11/2022 às 15:19
Ousadia Árabe: em prática automotiva árabes jogam carros de lado a mais de 200 km/h - Reprodução: videoclipe de "Bad Girls" da artista M.I.A.

Para a surpresa de muitos, em uma partida da Copa do Mundo do Catar que ocorreu na última terça-feira (22), a Arábia Saudita venceu a Argentina. Mas, para além do campo de futebol, os sauditas também surpreendem com sua ousadia nas pistas. 

Uma prática comum na Arábia Saudita é o "Tafheet", ou "Hajwalah", subcultura de corrida de rua caracterizada pela realização de manobras bastante perigosas, até mesmo em vias públicas. 

Derrota da Argentina contra Arábia Saudita na estreia da Copa do mundo vira meme

DIVERSÃO ARRISCADA

No Tafheet, os motoristas dirigem carros sedãs ou utilitários para 'jogar o veículo de lado' em avenidas e rodovias. Desse modo, os carros trafegam sobre duas rodas lateralmente

Esse esporte radical nasceu na capital Riad, com longas estradas, e os veículos podem ultrapassar 200 km/h.

Quando o veículo atinge essa velocidade, os motoristas golpeiam o volante para forçar a perda de estabilidade do carro. Assim, deslizam para um lado e para o outro.

Tafheet - Reprodução: videoclipe de Bad Girls da artista M.I.A.

Muitas vezes os condutores acabam rodopiando ou se envolvendo em sinistros (não é mais acidente de trânsito que se diz. Entenda). A prática não é regulamentada e a falta de preocupação de quem a realiza com os demais motoristas ao redor é preocupante.

Os participantes do Tafheet não dirigem carros esportivos, e sim alugados ou emprestados. Geralmente, os carros mais usados são os modelos Toyota Camry, Honda Accord ou Hyundai Sonata.

A prática já foi reprimida pelo governo saudita e autoridades policiais, que instalaram lombadas em bairros de classe alta para impedir os motoristas de acelerar os carros.

QUEM NASCE NO CATAR É ÁRABE?

Outra curiosidade suscitada pela Copa do Mundo é se quem nasce no Catar é árabe. Apesar do Catar ser um país árabe, localizado na Ásia Ocidental, quem nasce no Catar é chamado de catariano e catarense.

*Com informações do UOL

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS