Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

TRÂNSITO NA UFPE: circulação de acesso e saída da UFPE muda novamente para obras de pavimentação. Veja as mudanças

A interdição terá início às 20h, com previsão de durar 30 dias, e irá afetar a circulação de acesso e saída da UFPE

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 05/12/2022 às 14:24 | Atualizado em 05/12/2022 às 14:29
IPVA 2023 - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O que já estava difícil, vai ficar ainda pior na Zona Oeste do Recife. A circulação no entorno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, mudará novamente nesta segunda-feira (5/12), para mais uma etapa da substituição das placas de concreto na Avenida Professor Luís Freire. A via dá acesso ao IFPE, IPEM, ITEP, Colégio Militar do Recife e Comando da 7ª Região Militar (7ª RM).

A interdição terá início às 20h, com previsão de durar pelo menos 30 dias.

Nesta etapa, a Avenida Professor Luís Freire será interditada no trecho entre a BR-101 e o Comando da 7ª RM. Assim, o acesso ao bairro da CDU e à BR-101 está sendo feito pela Avenida Professor Artur de Sá (localizada ao lado do Hospital das Clínicas) e Avenida da Arquitetura (que fica na área interna do campus da UFPE).

TRÂNSITO NA UFPE: troca de pavimento altera linhas de ônibus na Cidade Universitária. Veja as mudanças

Ambulantes proibidos de trabalhar na Estação Joana Bezerra protestam

As interdições são necessárias para a troca das placas de concreto da Avenida Professor Luís Freire pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) garante que estará com agentes de trânsito na área para orientar os motoristas.

Alunos entraram em acordo com a reitoria da universidade para deixarem os locais ocupados - Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

PRIMEIRA ETAPA

Na primeira etapa da obra, duas linhas de ônibus de alta demanda de passageiros que atendem à UFPE tiveram mudanças de itinerário. As mudanças começaram no dia 28/10 e, pela previsão dada pelo poder público, deveriam durar pelo menos 45 dias.

A Avenida Professor Luís Freire estava fechada no sentido Várzea-BR-101. Por isso, as linhas 202 – TI Barro/TI Macaxeira (Várzea) e 2060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira serão afetadas. As duas linhas deixarão de atender temporariamente as paradas localizadas na Avenida Professor Luís Freire.

OBRAS DE ALARGAMENTO DA BR-232

Como se não bastasse, a confusão no trânsito na área da UFPE já tem sido grande devido às obras de alargamento da BR-232, na saída do Recife, na altura do bairro do Curado.

Apesar da distância entre o campus e a obra, a rotatória em frente à Reitoria da UFPE tem sido utilizada como desvio para o tráfego de veículos que circulam pela BR-232, gerando grandes retenções na região.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS