Com a notícia de que o Rio Grande do Sul (RS) abriu prazo para pagamento do IPVA antecipado na última quarta-feira (14), muitos condutores tiveram dúvidas sobre o IPVA de outros estados, como o de São Paulo (SP).
Veja as últimas notícias sobre o IPVA 2023 SP.
IPVA 2023 SP
Todos querem saber se o calendário IPVA 2023 SP teve as datas confirmadas. O fato é que o calendário IPVA 2023 SP ainda não foi divulgado pelo Governo de São Paulo.
ISENÇÃO DE IPVA SP
Com a isenção do IPVA, o proprietário deve cuidar apenas da manutenção, combustível e seguro do veículo.
Por ser um imposto estadual, cada estado da União deve regulamentar como o IPVA funciona. Ou seja, em todo país há uma regra diferente para a isenção da taxa.
No estado de São Paulo, estão isentos de IPVA os veículos que possuem no mínimo 20 anos.
Veja abaixo o período exigido de fabricação do veículo em cada estado para a isenção do IPVA:
- Isenção com 10 anos ou mais: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- Isenção com 15 anos ou mais: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
- Isenção com 18 anos ou mais: Mato Grosso;
- Isenção com 20 anos ou mais: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
- Isenção com 23 anos ou mais: Alagoas;
- Isenção com 30 anos ou mais: Santa Catarina.
DESCONTOS NO IPVA SP 2023
É possível obter desconto no IPVA SP através do Nota Paulista. Contudo, o prazo para usar os descontos do programa já acabou.
Para ter direto as descontos, o veículo deve estar no nome do usuário cadastrado no sistema e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) deve ser informado.
Os créditos podem ser utilizados apenas para abater parcialmente ou totalmente o valor do IPVA, mas não valem para as taxas de licenciamento, DPVAT e multas, caso tenha.
Pagamento do IPVA: Dicas financeiras para não se enrolar e conseguir pagar corretamente
DPVAT 2023
O DPVAT era cobrado anualmente junto ao IPVA até o ano de 2021. Agora, a previsão é de que o Seguro Obrigatório permaneça com o pagamento dispensado em 2023.
*Com informações do portal FDR