Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
turbulência

TURBULÊNCIA EM AVIÃO: Veja o que causa turbulência em voo, como a que deixou dezenas de feridos no Havaí

Turbulência em voo da Hawaiian Airlines deixou dezenas de feridos, entenda o que é e o que causa a turbulência em avião

Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 19/12/2022 às 15:18 | Atualizado em 19/12/2022 às 15:25
Avião da Hawaiian Airlines - Reprodução/Instagram

Com informações da AFP

Uma forte turbulência em um voo da Hawaiian Airlines, no domingo (18), deixou pelo menos 36 pessoas feridas, 11 delas em estado grave.

A turbulência severa atingiu o voo HA35, que seguia de Phoenix (EUA) para Honolulu (Havaí). O Airbus A330-200 transportava 278 passageiros e 10 tripulantes.

"Vários passageiros e membros da tripulação receberam atendimento médico no aeroporto para ferimentos leves, enquanto alguns foram rapidamente transportados para hospitais locais para cuidados adicionais", disse a companhia aérea.

O QUE É TURBULÊNCIA EM AVIÃO?

A turbulência trata-se da movimentação do ar em grandes altitudes, que faz com que o avião balance.

De acordo com o site do Centro Educacional da Aviação do Brasil (CEAB), apesar de ser motivo de medo dos passageiros, uma porcentagem muito pequena de pessoas se machuca em turbulências, quando comparado ao número de passageiros que voam diariamente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 800 milhões de pessoas viajam de avião por ano, e apenas 60 ficam feridas por turbulências.

"Os aviões são totalmente preparados e estão seguros para encarar esse problema, mantendo todos a bordo a salvo", afirma a publicação.

LEIA TAMBÉM: Você voaria num Airbus ou Boeing 737 fabricado pela China? Novo avião de grande porte vai brigar com os gigantes da avião comercial

No voo da Hawaiian Airlines, muitos dos passageiros apresentaram náuseas e ferimentos leves, segundo Jim Ireland, diretor dos Serviços Médicos de Emergência de Honolulu.

No entanto, 20 pessoas precisaram de atendimento no hospital (9 com quadros leves e 11 considerados graves, inclusive com ferimentos na cabeça).

Trajeto do voo de Phoenix para Honolulu - Flightradar24/Reprodução

POR QUE A TURBULÊNCIA ACONTECE?

As turbulências estão relacionadas a fatores climáticos. Um dos principais motivos, segundo o CEAB, é o calor.

Isto porque, nessas condições de tempo, bolhas de ar quente começam a subir e fazem com que o avião balance em grandes altitudes.

A turbulência também pode ocorrer em proximidade do solo, por outros motivos. Em cidades grandes, com muitos prédios, ocorrem os "redemoinhos de ar", devido à passagem do vento pelos prédios.

O avião também pode balançar por causa de tempestades.

O diretor de operações da Hawaiian Airlines, Jon Snook, afirmou que houve condições climáticas instáveis no Havaí recentemente, mas incidentes de turbulência severa são "relativamente raros".

Ele disse ainda que três tripulantes estavam entre os feridos que precisaram ser hospitalizados.

A companhia aérea afirmou que está "realizando uma inspeção completa da aeronave antes de devolvê-la ao serviço".

LEIA TAMBÉM: ATENTADO DE LOCKERBIE: Suspeito de explodir avião e matar 270 pessoas em 1988 foi preso nos Estados Unidos

COMO EVITAR UMA TURBULÊNCIA?

De acordo com o CEAB, não é possível evitar turbulências porque não é possível visualizar o ar.

Alguns instrumentos são utilizados para analisar o comportamento do ar, mas nem sempre é possível ver quando uma corrente de ar quente ou uma rajada de vento estão próximos.

Uma maneira apontada como determinante para evitar regiões com possibilidade de maiores problemas é a comunicação entre os pilotos.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS