Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
SISTEMA BRT

TRANSPORTE PÚBLICO: na contramão do setor, BRT vê demanda de PASSAGEIROS crescer em 2022. Veja onde

Os números mostram, inclusive, um aumento de 6% da demanda em relação a 2021. De outubro a dezembro de 2021, a empresa transportou 3,5 milhões de passageiros. No mesmo período de 2022, foram 3,8 milhões

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 27/12/2022 às 18:21 | Atualizado em 28/12/2022 às 10:25
Um concurso fotográfico foi lançado para comemorar o aniversário. Passageiros também serão premiados - Alexandre Maciel/Divulgação

Enquanto o BRT da Região Metropolitana do Recife, batizado de Via Livre, segue incompleto e tentando chegar à demanda de passageiros projetada ainda na época da sua criação, em 2014, um sistema semelhante, operado no interior de São Paulo, comemora o sucesso. Mesmo com a pandemia de covid-19, que fez o setor de transporte público por ônibus do País perder 10,8 milhões em um ano.

É o caso do BRT Sorocaba, no interior de São Paulo, em operação há dois anos e que representa a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de BRT do País, na qual a concessionária responde pela construção e operação do corredor. Segundo dados divulgados pela BRT Sorocaba (BRTS), o ano de 2022 está sendo finalizado com mais de 15 milhões de passageiros transportados pelo sistema, que compreende dois corredores, 11 linhas e 22 estações de embarque e desembarque.

MESMO COM PANDEMIA, AUMENTO DA DEMANDA

Os números mostram, inclusive, um aumento de 6% da demanda em relação a 2021. De outubro a dezembro de 2021, a empresa transportou 3,5 milhões de passageiros. No mesmo período de 2022, foram 3,8 milhões.

Confira a série de reportagens A Morte do BRT

Os operadores, lógico, creditam o aumento da demanda à qualidade do serviço oferecido à população, fazendo com que muitas pessoas deixem o carro em casa e optem pelo transporte coletivo.

Transporte público: 10,8 milhões de passageiros deixaram os ônibus com a pandemia

“Acreditamos que esse aumento se deve pela qualidade da operação. O desejo principal dos passageiros é chegar ao seu destino de forma mais rápida e em menos tempo. E é exatamente isso que fazemos. Os corredores exclusivos e a agilidade para chegar em pontos extremos da cidade influencia e torna o sistema mais atrativo”, afirma Manoel Ferreira, Diretor de Operações da BRTS.

BRT Sorocaba vê demanda de passageiros crescer, mesmo com setor em crise - Alexandre Maciel/Divulgação

MAIS CRESCIMENTO PARA 2023

A expectativa, inclusive, é de mais crescimento em 2023 porque o BRT vai ser ampliado com o início das obras de implantação do Corredor Oeste, terceiro e último previsto no sistema BRT Sorocaba. Há uma projeção de 83 mil passageiros transportados por dia, o que representa um aumento de 30% na demanda.

GESTÃO PAULO CÂMARA: governo ficou DEVENDO muito no TRANSPORTE PÚBLICO, mas AVANÇOU nas estradas

O Corredor Oeste fará conexão com os cinco corredores estruturais já em funcionamento nas regiões Sul, Leste e no Centro de Sorocaba. Não será exclusivo do BRT, sendo compartilhado com o serviço convencional de ônibus. O projeto original sofreu alterações e na nova versão será realizada a requalificação da via com a faixa preferencial à direita, o que beneficia o serviço convencional.

No pacote do Corredor Oeste estão previstas, ainda, a melhoria de 33 pontos de parada e a construção de um mini-terminal no Jardim Tatiana e um Terminal no Ipiranga.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS