Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
Ônibus com ar-condicionado

Empresas de ônibus com ar-condicionado desligado terão subsídio CORTADO, ameaça prefeitura

Subsídio é pago pela prefeitura para que os ônibus funcionem com o ar-condicionado ligado

Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 17/01/2023 às 15:29 | Atualizado em 18/01/2023 às 18:24
Ônibus que operar com ar-condicionado desligado ou com mal fncionamento pode ter corte de subsídio - Foto: Divulgação

Passageiros de ônibus têm reclamado do calor que enfrentam nos coletivos que possuem ar-condicionado, mas que estão com o climatizador desligado ou apresentando mal funcionamento durante as viagens.

As reclamações são feitas pelos passageiros principalmente nos dias em que a cidade registra altas temperaturas.

Após receber as reclamações, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou em suas redes sociais um aviso para os consórcios de coletivos da capital, em que alerta sobre o cancelamento do pagamento do subsídio para os ônibus que estiverem apresentando essas irregularidades.

PREFEITO VAI CORTAR SUBSÍDIO POR ÔNIBUS QUE CIRCULAR SEM AR-CONDICIONADO

A publicação alertando aos consórcios sobre o corte do subsídio para os ônibus que circulam sem o ar-condicionado ligado foi compartilhada nos perfis do Twitter e Instagram oficiais do prefeito Eduardo Paes, nesta segunda-feira (16).

Confira o que diz a publicação:


PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PAGA PARA QUE O AR-CONDICIONADO DOS ÔNIBUS FUNCIONE

Desde julho do ano passado, a prefeitura do Rio de Janeiro paga aos consórcios de transporte público uma tarifa complementar para que os ônibus circulem com o ar-condicionado ligado.

Além disso, no final do mês de dezembro de 2022, a prefeitura do Rio solicitou que as empresas colocassem um sensor de temperatura em cada coletivo que possui ar-condicionado, para que o monitoramento pudesse ser feito em tempo real e acompanhado pela Secretaria Municipal de Transportes.

Segundo informações do O Globo, o prazo para a instalação destes sensores está estabelecido para ser cumprido em até sete meses, a partir da data do anúncio.

Nos casos em que sejam constatadas irregularidades de funcionamento do ar-condicionado nos coletivos, a prefeitura do Rio poderá punir o consórcio com o corte do subsídio.

ALTAS TEMPERATURAS NO RIO DE JANEIRO

Na tarde deste domingo (15), o Centro de Operações do Rio de Janeiro, por meio do Sistema Alerta Rio, marcou uma sensação térmica de 54ºC na Estação de Irajá.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS