A Prefeitura do Recife irá implantar nesta terça-feira (24) um novo esquema de sinalização tática para ordenar o fluxo de veículos e melhorar a qualidade de travessia dos pedestres no entorno da Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite.
O projeto faz parte de uma parceria entre a prefeitura com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global(Birgs). O objetivo é aumentar a segurança viária, o conforto e o espaço para os pedestres. A área vai ter sinalização requalificada após o recapeamento das vias.
"Como parte do projeto da Ilha do Leite consideramos como o desenho da rua poderia beneficiar mais as pessoas e não só os veículos. Essas alterações vão tornar o trânsito na região mais seguro para todos", explica Beatriz Rodrigues, coordenadora local no Brasil da GDCI (Global Designing Cities Initiative).
A iniciativa é uma extensão das modificações já feitas na região em 2019, que regulamentou a velocidade máxima para 30 km/h, devido a grande quantidade de pedestres que transitam no local, em especial crianças e idosos.
"Voltamos aqui para aumentar ainda mais a segurança viária com a presença forte da sinalização. Queremos, agora, zerar o índice de sinistros com vítimas, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
A intervenção feita há quatro anos resultou na redução de 75% dos sinistros de trânsito com vítimas após a implantação.
IMPLANTAÇÃO DA ZONA AZUL
Além das intervenções voltadas para os pedestres, o entorno da área da Praça Miguel de Cervantes e da Rua Capitão José da Luz também irá contar com estacionamento Zona Azul a partir de terça.
Ao todo, serão 88 vagas rotativas para garantir que mais pessoas utilizem o espaço público. Os condutores poderão permanecer por duas horas no local, podendo renovas o ticket uma vez.