Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
Tanque na reserva

TANQUE DE COMBUSTÍVEL NA RESERVA pode prejudicar seu veículo; entenda o motivo

Você costuma dirigir seu carro com o tanque de combustível sempre na reserva? Entenda porquê essa prática pode fazer mal ao veículo

Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 31/01/2023 às 21:22 | Atualizado em 01/02/2023 às 16:18
Os preços internos vêm sendo ajudados pela cotação do petróleo, que vem encontrando resistência para voltar ao patamar de US$ 80 o barril e tem sido negociado em torno dos US$ 75 o barril - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o alerta dos riscos de deixar o tanque de combustível sempre cheio, a reportagem do JC também decidiu comunicar os pontos negativos de sempre rodar com o tanque na reserva.

Considerando que alguns motoristas podem ainda não saber sobre essa prática, deixar o tanque de combustível do seu carro sempre na reserva é prejudicial e afeta o bom funcionamento do veículo.

Entenda por que não dirigir com o tanque sempre na reserva.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL SEMPRE NA RESERVA FAZ MAL PARA O VEÍCULO

Pane Seca

O mentor em tecnologia e inovação da Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE) Brasil, Everton Lopes, em entrevista ao UOL Carros, informa dirigir o veículo com o tanque sempre na reserva pode causar "pane seca".

A pane seca nada mais é do que o momento em que o veículo fica totalmente sem combustível. Nos casos em que isso ocorre, o veículo pode apresentar falhas mecânicas e atrapalhar o fluxo do trânsito.

Podendo gerar o pagamento de uma multa e a perda de pontos na CNH.

Aumento no consumo de combustível

Além da pane seca, Everton Lopes aponta que o consumo do veículo também pode subir se ele estiver acostumado a rodar com o tanque na reserva.

"O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível. A taxa de perda por evaporação, portanto, sobe", alerta Lopes.

CONFIRA DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL SEM DANIFICAR SEU CARRO

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS