Após o alerta dos riscos de deixar o tanque de combustível sempre cheio, a reportagem do JC também decidiu comunicar os pontos negativos de sempre rodar com o tanque na reserva.
Considerando que alguns motoristas podem ainda não saber sobre essa prática, deixar o tanque de combustível do seu carro sempre na reserva é prejudicial e afeta o bom funcionamento do veículo.
Entenda por que não dirigir com o tanque sempre na reserva.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL SEMPRE NA RESERVA FAZ MAL PARA O VEÍCULO
Pane Seca
O mentor em tecnologia e inovação da Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE) Brasil, Everton Lopes, em entrevista ao UOL Carros, informa dirigir o veículo com o tanque sempre na reserva pode causar "pane seca".
A pane seca nada mais é do que o momento em que o veículo fica totalmente sem combustível. Nos casos em que isso ocorre, o veículo pode apresentar falhas mecânicas e atrapalhar o fluxo do trânsito.
Podendo gerar o pagamento de uma multa e a perda de pontos na CNH.
Aumento no consumo de combustível
Além da pane seca, Everton Lopes aponta que o consumo do veículo também pode subir se ele estiver acostumado a rodar com o tanque na reserva.
"O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível. A taxa de perda por evaporação, portanto, sobe", alerta Lopes.