O governo de Pernambuco, como já esperado, não vai conseguir liberar por completo para o feriado da Semana Santa 2023 as seis faixas que estão sendo construídas na BR-232, no trecho que está sendo alargado, na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife e principal saída da capital para o interior do Estado.
Apesar do avanço da concretagem das duas pistas - 97% já realizado, segundo o governo -, haverá um trecho de 100 metros que permanecerá em asfalto na pista no sentido Recife-Interior, e outro de 300 metros na pista no sentido contrário (Interior-Recife).
Por isso, e apesar de o Estado minimizar os impactos, deverá haver retenções. A expectativa do governo é que a situação seja bem melhor do que na Semana Santa de 2022. Mesmo assim, os motoristas devem se organizar para tentar pegar a estrada - na ida e na volta do feriadão - mais cedo e, para quem for útil, optar por rotas de fuga.
Nas últimas semanas, as retenções têm chegado a mais de dois quilômetros no sentido Interior-Recife.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), os 6,8 km de pistas em obras - entre a bifurcação com a BR-101 e a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e o entroncamento com a BR-408, no Curado - estão praticamente concretados, ficando apenas esses dois pontos ainda no asfalto.
“Na ida para o Interior do Estado, uma das três faixas ficará cem metros ainda no asfalto. Exatamente a da direita, para o tráfego mais lento, na altura do viaduto da linha férrea. No restante do percurso, serão as três faixas. E, no sentido Interior-Recife, teremos um trecho de 300 metros ainda no asfalto, na altura do Jardim Botânico”, explica o secretário Evandro Avelar.
A ‘mão inglesa’ que está sendo adotada no trecho será desfeita nesta quarta.
Para ajudar na circulação dos veículos, o governo de Pernambuco vai suspender as obras de alargamento da BR-232 a partir desta quarta-feira (5/4). Os trabalhos serão interrompidos e só retornarão na segunda-feira (10), após o feriadão.
Na visão do secretário, a circulação terá retenções, mas será uma situação muito melhor do que em 2022. “Será bem melhor, com certeza. Vai fluir bem, até porque, dos 6,8 quilômetros, apenas 300 não estão concretados. Mas pedimos paciência aos motoristas”, pede.
“Poderíamos ter concretado os 100 metros de asfalto no sentido Recife-Interior, mas precisaríamos de dez dias para o concreto curar. Então optamos por não fazer e liberar no asfalto. Assim que passar a Semana Santa fazemos”, reforça.
A BR-232 está ganhando uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
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Números da Seinfra apontam que são quase 70 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus.
No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada - uma das bandeiras da gestão PSB.
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Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).
Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.
A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.
Segundo a previsão apresentada pelo secretário, a primeira etapa da obra - que consiste no alargamento da rodovia com a criação de uma faixa a mais em cada sentido de tráfego - será finalizada em aproximadamente 15 dias após a Semana Santa.
A partir daí, ficarão faltando as obras de acostamento, passarelas, alças, ciclovia, iluminação e paisagismo. Mas ainda não há uma data certa para a conclusão completa dos trabalhos. A promessa da gestão estadual era ainda no primeiro semestre de 2023.