As bicicletas públicas compartilhadas, sistema oferecido pela Tembici e Banco Itaú, já têm data para começarem a ser liberadas pelo aplicativo da Uber. O projeto-piloto, que começará no Recife, através do Sistema Bike PE, deve estar liberado a partir da próxima semana, provavelmente no dia 24/4 (segunda-feira).
Ou seja, a partir da data as pessoas que quiserem alugar uma das bicicletas do Bike PE poderão fazê-lo pelo app da Uber. A estratégia é facilitar a vida do usuário, principalmente aqueles que não têm planos com a Tembici/Itaú.
Inicialmente, segundo a Tembici, haverá um período de testes. O projeto começará pelo Bike PE e depois será expandido para as outras capitais onde o serviço de compartilhamento é oferecido no País: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Na sequência, chegará às demais cidades da América Latina onde a Tembici atua: Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). A inovação vale tanto para as bikes comuns quanto para as elétricas.
Ao abrir o aplicativo da Uber os usuários conseguirão identificar as estações de bicicletas e fazer a liberação pelo mesmo app, sem necessidade de usar o app Bike Itaú.
E não será necessário ter um cadastro no sistema Bike PE, por exemplo. Toda a relação entre o usuário e a Tembici/Itaú se dará pelo aplicativo da Uber. Essa estratégia, inclusive, foi escolhida para atrair mais clientes para as duas plataformas.
Vale ressaltar que haverá um único modelo de plano para liberação das bikes. Será o Plano Avulso, com corrida de até 30 minutos, adquirido na hora (R$ 3,90 uma viagem única de até 30min).
E o pagamento será realizado apenas por cartão de crédito.
ATENÇÃO: os usuários devem estar atentos porque o Plano Avulso prevê uma cobrança de R$ 3,90 para cada 30min excedentes.
Vale ressaltar que as bicicletas da Tembici/Itaú continuarão acessíveis da mesma forma que é hoje: pelo aplicativo Bike Itaú, de acordo com cada sistema. A liberação pelo app da Uber é um serviço a mais.