As plataformas de transporte de passageiros por motos têm um discurso pronto de que o serviço de Uber e 99 Moto não colabora com a insegurança no trânsito. Ao contrário. Pelo menos oficialmente, a Uber e a 99 destacam que se preocupam, sim, com a segurança de motoqueiros parceiros e passageiros, além de promover inclusão social e fonte de renda para os brasileiros.
A Uber, por exemplo, destaca o aspecto social do serviço. “Desde quando desembarcou no País, em 2020, o Uber Moto comprovou o seu potencial de facilitar a vida das pessoas, a um preço acessível, oferecendo mais uma opção de deslocamento. Atualmente o Uber Moto já está disponível em mais de 170 cidades brasileiras”, diz.
Na nota de posicionamento, a plataforma diz que a modalidade é especialmente utilizada para complementar os deslocamentos da população, principalmente em regiões com menor acesso à rede de transporte público.
“O Uber Moto funciona como uma conexão rápida a pontos de ônibus, trens e metrô. Além de oferecer uma nova possibilidade de ganhos para os parceiros que utilizam a plataforma”, segue.
Sobre a segurança do transporte de passageiros - principal enfoque da série de reportagens Uber Moto: perigo sobre duas rodas, que a Coluna Mobilidade está apresentando -, a gigante da mobilidade diz que oferece ampla orientação para motoqueiros parceiros e passageiros.
“Ao fazer viagens de Uber Moto, usuários e motoristas parceiros têm à sua disposição os já conhecidos recursos de segurança oferecidos pela plataforma, como o seguro de acidentes pessoais, e materiais educativos e podcasts preparados por especialistas em segurança viária. Os conteúdos trazem medidas de segurança com relação ao uso correto do capacete, postura adequada na motocicleta e o respeito rigoroso às normas de trânsito, entre outros temas”, diz.
Sobre a legalidade do serviço - também questionada em algumas cidades -, a Uber afirma que a modalidade funciona como um serviço regular em todo o País. “As regras para o transporte individual privado de passageiros estão definidas na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e também na Lei Federal 13.640/2018, que regulamentou a atividade de aplicativos de tecnologia e dos motoristas parceiros que fazem o transporte individual privado de passageiros”, conclui.
Já a plataforma 99 destaca, também por nota oficial, o papel social que o serviço 99 Moto vem promovendo no País. O slogan sempre foi bem explorado pela empresa no transporte por carro e agora ganha uma nova roupagem com as motocicletas.
“Por meio da intermediação de viagens por motocicletas, os passageiros conseguem acessar lugares que não são atendidos por outros veículos, como em vias estreitas e íngremes. Além disso, têm acesso a uma modalidade de transporte que é cerca de 30% mais barato em relação ao 99Pop e também podem utilizar de maneira complementar ao transporte público, nos quilômetros finais”, diz a plataforma.
A 99 ainda argumenta que o 99 Moto representa mais uma fonte de ganho para os motociclistas brasileiros. “No último ano, foram R$ 600 milhões em ganhos e incentivos repassados aos parceiros da plataforma. Com a categoria, os que já trabalhavam com entregas, por exemplo, contam com mais uma possibilidade de ganho ou complemento financeiro”, argumenta.
UBER MOTO: os perigos e riscos do uso de MOTOS no transporte de PASSAGEIROS por APLICATIVO
UBER MOTO: ‘Nunca mais volto a andar de UBER MOTO’, diz passageira que caiu duas vezes de MOTO
E lembra que o ganho para motociclistas com o transporte de passageiros é estimado em 30% a 50% maior do que com delivery de comida.
A plataforma 99 ainda garante que o serviço de 99 Moto é extremamente seguro. “Desde janeiro de 2022, quando a categoria foi lançada, 99,99% das corridas terminam em segurança. Tal cenário é possível graças às ferramentas disponibilizadas para oferecer segurança do começo ao fim das viagens, como a gravação de áudio, a verificação de 100% dos passageiros e o compartilhamento de rotas”, garante.
UBER MOTO: fiscalização do serviço de UBER E 99 MOTO depende da JUSTIÇA
UBER MOTO: preço baixo e rapidez explicam o sucesso do UBER E 99 MOTO