Prefeitura de Olinda vai investir R$ 55 milhões na reurbanização de ruas e avenidas da cidade

Mudanças fazem parte do Programa Novo Caminho, pacote de intervenções urbanas lançado pela Prefeitura de Olinda. Na última etapa do projeto, a Avenida Getúlio Vargas será mão única, ganhará faixa exclusiva para ônibus e ciclovia
Roberta Soares
Publicado em 14/06/2023 às 15:26
Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.No fim do projeto, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa Foto: GUGA MATOS/JC IMAGEM


A Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, anunciou nesta quarta-feira (14/6) o Programa Novo Caminho, um pacote de investimentos em infraestrutura, no valor de R$ 55 milhões, que vai provocar impactos na mobilidade urbana e na economia da cidade. 

A primeira ação do Programa Novo Caminho será exatamente a requalificação do polo econômico Bairro Novo/Casa Caiada, que inclui mudanças na circulação dos dois bairros. Serão intervenções em ruas e avenidas, praças e também na orla.

A obra será dividida em etapas e a primeira delas começará nesta quinta (15) com a requalificação da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Cândido Pessoa. As intervenções serão feitas de forma simultânea nas duas vias onde há uma concentração de faculdades, escolas, comércios, serviços e shopping, além de um polo médico.

INTERVENÇÕES NA AVENIDA GETÚLIO VARGAS

O eixo Getúlio Vargas começa na Praça 12 de Março e vai até as imediações da Ponte do Janga, com 7 km. A Cândido Pessoa vai do Hospital Tricentenário até a intersecção com a Avenida Carlos de Lima Cavalcante (3 km). A prefeitura promete que os trabalhos acontecerão, preferencialmente, no período noturno, para facilitar a mobilidade dos 20 mil veículos que trafegam diariamente nesses locais.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou que a expectativa da gestão é que o Programa Novo Caminho leve ao Polo Econômico os mesmos resultados verificados na Avenida Presidente Kennedy, quando empresas que deixaram o corredor retornaram ao local depois das intervenções urbanísticas realizadas.

GUGA MATOS/JC IMAGEM - Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa

“É um projeto aguardado há mais de 20 anos, ousado e de grande envergadura pela transformação que vai provocar em nossa cidade porque iremos trabalhar no paisagismo, calçadas, mobilidade e mais qualidade de vida para a população, inclusive da cidade de Paulista”, pontuou.

As vias ganharão nova pavimentação, calçadas com piso intertravado, alerta tátil e direcional, acessibilidade, sinalização e - o que é muito importante - nova drenagem, com a promessa de eliminação de todos os pontos de alagamento. As lâmpadas atuais também serão trocadas pelo tipo LED.

MAIS DE 20 RUAS SERÃO BENEFICIADAS PELO PROJETO

Segundo a prefeitura, as intervenções chegarão a 22 vias transversais à Avenida Getúlio Vargas e à Rua Cândido Pessoa. A primeira etapa do projeto é a maior e receberá R$ 30 milhões de investimentos, com prazo de conclusão em 12 meses.

A segunda etapa do projeto prevê a requalificação da Avenida Carlos de Lima Cavalcante, a terceira será a nova orla de Bairro Novo e Casa Caiada, e a última compreenderá a implantação do binário da Getúlio Vargas e Cândido Pessoa. Todo o projeto tem prazo de execução de 36 meses.

NÚMEROS DO PROGRAMA NOVO CAMINHO

- 10 km de vias requalificadas (Getúlio Vargas e Cândido Pessoa)
- 22 ruas transversais requalificadas (6 km no total)
- R$ 55 milhões de investimentos da Prefeitura de Olinda
- 20 mil veículos circulam na Avenida Getúlio Vargas e Rua Cândido Pessoa diariamente
- 12 meses é o prazo de conclusão da primeira etapa

BINÁRIO DA AVENIDA GETÚLIO VARGAS

O Novo Caminho prevê, na última etapa do projeto, a implantação de um binário na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que ganhará sentido único de tráfego, faixa exclusiva para os ônibus e ciclovia bidirecional. E mais: uma ampla requalificação urbana do corredor e do seu entorno, além da Rua Cândido Pessoa, a primeira paralela a oeste da Getúlio Vargas e que irá compor o binário com a avenida.

A promessa da Prefeitura de Olinda é refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus.

O projeto, chamado inicialmente de Binário Bairro Novo/Casa Caiada, custaria R$ 35 milhões, recursos do município já obtidos, segundo a Prefeitura de Olinda, via financiamento Finasa da Caixa Econômica Federal (CEF). Mas foi aumentado em R$ 20 milhões porque, segundo a prefeitura, outras ruas e avenidas foram incluídas na intervenção.

A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda.

Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros. O objetivo é fazer uma intervenção completa semelhante a que foi realizada na Avenida Presidente Kennedy, outro corredor viário fundamental da cidade.

Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda - Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, anuncia Progaram Novo Caminho

COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO QUANDO O BINÁRIO FOR IMPLANTADO

Quando o novo binário for implantado, compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo e de Casa Caiada, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.

A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.

Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.

No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.

Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís Andrade (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas).

Programa Novo Caminho by Roberta Soares on Scribd

A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.

Essa via, é importante ressaltar, ainda tem trechos bastante residenciais, inclusive com árvores antigas plantadas no meio da via. Mas, a opção por ela foi necessária pela proximidade com a Getúlio Vargas e pelo caráter comercial que ela já adquiriu exatamente por ser a primeira paralela do corredor.

FAIXA PARA OS ÔNIBUS E CICLOVIA

A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.

A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.

GANHOS COM O PROJETO

Os estudos realizados para embasar o projeto apontam que a Avenida Getúlio Vargas recebe, em média, entre 10 mil e 14 mil veículos por dia.

Os ganhos de velocidade estimados não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.

As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para a Rua Cândido Pessoa, que seguirá com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.

A expectativa é de que os trabalhos de implantação do binário, após a ordem de serviço ser dada, durem aproximadamente dois anos. O projeto foi desenvolvido pela TPF Engenharia.

TAGS
mobilidade trânsito olinda avenida getúlio vargas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory