Em meio ao processo de regulamentação trabalhista dos profissionais que atuam com aplicativos de transporte e delivery, a Uber, a gigante da mobilidade urbana, anunciou que os motoristas parceiros terão direito a um valor extra por cada parada nas viagens.
O incentivo financeiro adicional, segundo a Uber, está em vigor desde junho e foi adotado depois de conversas e pesquisas com motoristas parceiros. O objetivo é valorizar o tempo de espera e forçar os passageiros a serem pontuais ao solicitar uma viagem.
O valor extra será concedido após 2 minutos de espera em cada parada adicionada no aplicativo pelos passageiros. O tempo e o valor, entretanto, vão variar de acordo com a cidade e a modalidade da viagem. E, ainda, se houver preço dinâmico. Ou seja, serão preços diferentes para cada categoria do serviço: UberX, UberX VIP, Uber Comfort e Uber Black.
De acordo com motoristas da Uber ouvidos pelo JC, os profissionais tem acesso a um contador de minutos durante as viagens, que iniciará a partir do segundo minuto de espera, momento em que o valor pelo tempo aguardado começará a ser adicionado aos ganhos do motorista.
Quando motorista e passageiro estiverem prontos para continuar a viagem, o motorista deverá selecionar a opção “seguir para a próxima parada” no aplicativo e prosseguir para o próximo destino.
Os motoristas poderão conferir o valor extra recebido pelo tempo de espera nas paradas via recibo disponibilizado após o término da viagem. O cálculo do valor por minuto de espera será feito, de acordo com a Uber, levando em consideração a cidade onde o motorista atua.
Caso o passageiro não tenha adicionado a parada planejada no aplicativo, a Uber explica que o recomendado é que o motorista solicite a inclusão. Porque, só assim, o motorista terá direito ao valor adicional caso o tempo de espera na parada exceda o limite de tolerância estabelecido.
Confira a série de reportagens UBER MOTO: perigo sobre duas rodas
Se o passageiro não incluir a parada no aplicativo, a plataforma explica que o motorista poderá entrar em contato com o suporte após o término da viagem para solicitar uma reavaliação dos valores.
A taxa extra por parada nas viagens tinha sido uma das reivindicações dos motoristas de transporte por aplicativo que estão participando do Grupo de Trabalho dos Aplicativos criado pelo governo federal para formatar as regras da nova regulamentação do trabalho em apps.
A defesa da taxa extra foi feita pelo Sindicato dos Motoristas com Aplicativos do Estado de São Paulo, que também propôs a cobrança de um valor mínimo de R$ 20 para as corridas a partir de supermercados e um valor extra de R$ 0,50 por passageiro transportado.
No Brasil, segundo dados do IPEA e do IBGE, são quase 2 milhões de profissionais atuando como motoristas parceiros e entregadores de aplicativos.