A Escola Pública de Trânsito de Pernambuco (EPT), criada em 2010 para oferecer cursos gratuitos de formação de condutores, mas completamente esvaziada em 2016 pela então gestão estadual do PSB, foi reinaugurada nesta terça-feira (19/9), em um prédio integrante da estrutura do Detran-PE, na Iputinga, Zona Oeste do Recife.
A EPT foi reaberta pelo Detran-PE com a promessa de voltar a oferecer cursos presenciais e gratuitos para formar futuros motoristas e qualificar muitos outros. Isso tudo de olho na educação como tentativa de promover um trânsito mais humano e, principalmente, mais responsável e seguro.
No local, serão ministrados cursos, palestras, atividades de extensão e eventos.
A EPT foi inaugurada em julho de 2010, regulamentada pelo Artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e dentro dos parâmetros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas, em 2016, a estrutura física da EPT foi cedida para a Secretaria das Cidades, posteriormente substituída pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
O prédio ocupado pela escola tem três pavimentos, oito salas de aulas, biblioteca, três salas administrativas e auditório para 200 pessoas. Tudo para uso exclusivo da qualificação de motoristas e, principalmente, formação de agentes multiplicadores de educação.
Na época do desmonte, restaram apenas três salas para tudo: aulas e gerência. Lembrando que a EPT foi lançada com pompa pelo então governador Eduardo Campos (PSB).
ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO FOI ESVAZIADA EM 2016
Na época, o argumento do governo Paulo Câmara foi de que, apesar da perda do prédio, a EPT seria volante. Mas a falta de prioridade ao projeto foi visível e gerou muitas críticas por colocar em segundo plano a educação de trânsito.
Agora, a Escola Pública de Trânsito estaria voltando ao modelo inicial, como espaço permanente para a qualificação, expansão e aperfeiçoamento da educação para o trânsito em Pernambuco.
Golpe na educação de trânsito em Pernambuco
Segundo o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a retomada da EPT era uma meta da nova gestão do órgão, agora concretizada com a entrega das instalações da escola. “A educação é a base de tudo, nesse caso, possibilita entender a responsabilidade de entrar em um veículo e circular pelas ruas”, afirmou.
Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito
“Como parte essencial do processo educativo dos motoristas de trânsito, nosso primeiro passo foi trazer de volta a Escola Pública de Trânsito, ferramenta indispensável para a evolução que o nosso trânsito precisa. Queremos tratar esse tema na base”, disse o diretor-presidente, Carlos Ferreira.
NOVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO
Além da reabertura da EPT, também foi lançado o projeto Trânsito Cidadão, que promete ser o principal programa da nova gestão do Detran-PE para levar a educação de trânsito até a população.
O programa terá canais de comunicação digitais com professores e gestores e utilizará ferramentas modernas de aprendizagem, como simulador de direção, óculos que simulam embriaguez e jogos interativos.
-
IPVA: Pernambuco estimula o uso do carro e das motos, campeãs em mortes e mutilações no trânsito, ao reduzir e isentar IPVA -
TRÂNSITO: MORTES no TRÂNSITO crescem 13,5% em dez anos, aponta Ipea -
TRÂNSITO: Nordeste e Norte, como sempre, lideram as mortes no trânsito brasileiro -
TRÂNSITO: Brasil fracassa, de novo, na redução das mortes no trânsito, diz Ipea
E é direcionado a alunos do ensino fundamental II, jovens e adultos das redes pública e privada. O evento fez parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 deste mês.
A reabertura da EPT foi marcada pela grafitagem de um painel na entrada do prédio realizada pelo artista cicloativista, Rafa Mattos, com a mensagem “Plante Amor no Trânsito”. O evento fez parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25/9.