Motoristas e passageiros do transporte público que diariamente sofrem com os congestionamentos da PE-15, corredor viário que conecta a Região Metropolitana do Recife, vão ter que respirar e ter ainda mais paciência do que já estão tendo, após um ano de transtornos. Isso porque a obra está enfrentando problemas técnicos que vão atrasar todo o cronograma de conclusão.
A previsão do governo de Pernambuco de concluir a requalificação do corredor de ônibus e BRT até outubro não vai se confirmar. Agora, a estimativa é de que isso aconteça somente em dezembro, provavelmente na segunda quinzena do mês.
E, mesmo assim, concluída a etapa do corredor de ônibus e BRT, teriam início os trabalhos nas pistas marginais, o que livraria o transporte público dos congestionamentos, mas não os veículos particulares. Essa etapa levaria mais um ano aproximadamente, incluindo a conclusão de toda urbanização e requalificação da ciclovia existente na PE-15.
PROBLEMAS NO SUBLEITO DA PE-15
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), órgão responsável pela coordenação da requalificação da PE-15, foram identificados dois problemas relacionados ao subleito da rodovia. “Em resumo, podemos dizer que foram identificadas condições diferentes do que estava previsto no projeto de reconstrução do pavimento. Um relacionado à umidade e outro à capacidade de suporte de demanda de peso. São problemas que exigem soluções diferentes e mais caras do que as que foram projetadas”, explicou o presidente do DER-PE, Rivaldo Melo.
Os problemas foram identificados há aproximadamente três semanas e em vários trechos do corredor de transporte público, o que tem provocado a desaceleração dos trabalhos. “Não paramos e seguimos fazendo os trabalhos de urbanização, por exemplo, enquanto as soluções não são validades, o que está para acontecer em breve, muito breve. Mas, de fato, houve uma desaceleração da obra e, consequentemente, o adiamento da previsão de conclusão”, segue explicando Rivaldo Melo.
O presidente do DER-PE explicou, ainda, que o principal desafio do Estado e da construtora é encontrar uma solução que não onere demais o contrato firmado para a obra - já orçado em mais de R$ 175 milhões. Por lei, qualquer aditivo de contrato só pode acrescentar até 25% do valor inicial, mas segundo Rivaldo Melo, o objetivo é onerar em, no máximo, 10%. “Por isso a desaceleração dos trabalhos. Porque estávamos fazendo ensaios para encontrar uma solução eficiente para os problemas identificados no subleito da rodovia e o mais barato possível. E não adiantava sair abrindo novas frentes de trabalho porque o problema foi verificado em diversos trechos”, disse.
OBRAS COMEÇARAM AINDA NA GESTÃO PSB
A requalificação da PE-15 começou ainda em setembro do ano passado - no fim da gestão do ex-governador Paulo Câmara - e tinha previsão de durar dois anos. Na gestão Raquel Lyra (PSDB), os trabalhos passaram a ser concentrados no corredor de ônibus e BRT da via, o que obrigou os coletivos a circularem nas pistas marginais, misturados aos veículos particulares e complicando ainda mais a circulação.
PE-15: requalificação da rodovia, uma das mais destruídas do Grande Recife, avança. Veja imagens
Com isso, sofrem todos: motoristas de carro e passageiros do transporte público. Há pessoas que têm levado até 3h30 para se deslocar diariamente. Moradores e usuários da rodovia denunciaram que as obras no trecho entre o Terminal Integrado Pelópidas Silveira e o Hospital Central Nossa Senhora Aparecida, em Paulista, estão completamente abandonadas. E que há trechos na altura do bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, que também encontram-se na mesma situação.
CONHEÇA O PROJETO PARA TRANSFORMAR A PE-15
A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.
Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.
O trecho contemplado envolve toda a PE-15 entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E apenas o corredor de ônibus da BR-101 entre o TI Abreu e Lima e o TI Igarassu, em Igarassu.
Além da requalificação do pavimento, a obra da PE-15 abrangerá intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura de equipamentos como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos; instalação de iluminação em LED; e ainda construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte. A iniciativa visa garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela via.