No último dia 3 de outubro, foi realizada a greve dos trabalhadores do metrô, funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTPM) e os funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já na última quinta-feira (5), foi realizada uma assembleia entre a categoria.
VAI TER GREVE NO METRÔ DE SÃO PAULO HOJE (9)?
Após a assembleia realizada na quinta-feira, dia 5, a categoria decidiu não dar continuidade à greve nesta semana. Desta forma, o sistema do metrô deverá funcionar normalmente durante o dia. No entanto, foi aprovada pela assembleia a realização de uma manifestação em frente ao Cidade 2, às 16h
QUAL MOTIVO DO PROTESTO?
O protesto atual tem o intuito de lutar contra as terceirizações do atendimento nas estações e buscar pela manutenção dos trens na linha 15.
A presidente do sindicato, Camila Lisboa, também falou sobre seu apoio para a greve que aconteceu no dia 3 e a busca pela melhoria de qualidade de trabalho, mas, principalmente, o combate à privatização da linha.
"Sou Agente de Estação do Metrô, as pessoas não sabem, mas a minha função vai simplesmente deixar de existir justamente por conta de um edital privatista de terceirização marcado para o dia 10 de outubro", diz Camila Lisboa.
A categoria metroviária, em conjunto com o sindicato, solicitou uma reunião com o governo para debater as condições. Porém, até a postagem desta matéria, ainda não tiveram atualizações.