Os metroviários de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizaram uma paralisação de 24 horas na terça-feira, 3 de outubro de 2023, em protesto contra os planos de privatização do governo de São Paulo.
A greve causou transtornos à população da capital paulista, que ficou sem transporte público durante o dia. O governo estadual decretou ponto facultativo nos órgãos públicos da cidade para reduzir os impactos da paralisação.
Após a greve, as categorias realizaram uma Assembleia Extraordinária na última quinta-feira, 5 de outubro. Na assembleia, os trabalhadores decidiram não realizar uma nova paralisação nesta segunda-feira, 9 de outubro, mas marcaram um protesto para o final da tarde.
O protesto está programado para acontecer em frente a sede do metrô, na cidade 2, ás 16 horas. Os trabalhadores querem pressionar o governo a desistir dos planos de privatização e terceirização.
O governo afirma que a privatização vai melhorar a eficiência dos serviços e gerar investimentos. No entanto, os trabalhadores das empresas temem que a privatização leve a aumento de tarifas e redução de empregos.
GREVE DO METRÔ 09/10/2023: Tem greve hoje em SP?
O metrô de São Paulo não está em greve nesta segunda-feira, 9 de outubro de 2023. No entanto, há um protesto marcado para as 16h00, em frente à Sede do Metrô, na Cidade2, rua Boa Vista, 175. O protesto é organizado pelos metroviários, que continuam a se manifestar contra os planos de privatização do governo de São Paulo.
TEM GREVE NO METRÔ DE SP AMANHÃ (10/10)?
A principio não deve acontecer greve do metrô de São Paulo nesta terça-feira (10), mas é bom acompanhar o Ato Contra a Privatização que acontece hoje (09) para saber a decisão dos sindicatos.
Veja o Protesto contra privatização AO VIVO
Se o sindicato liberar o vídeo do protesto no seu canal oficial do Youtube estaremos indexando na matéria.
MOTIVO DA GREVE:
A decisão de realizar a greve foi tomada durante uma assembleia em 19/09 e representa uma ação conjunta das organizações que representam as categorias de trabalhadores da CPTM e do Metrô.
Os trabalhadores estão preocupados com a possibilidade de significativas reduções de postos de trabalho, um potencial declínio na qualidade dos serviços prestados à população e um eventual aumento nas tarifas de transporte.
GREVE 03/10: VEJA COMO FUNCIONOU
- Começou ás 00h00 do dia 03 de outubro.
- As 04h00 todas as linhas paralisadas voltaram a operar com 100% da frota até ás 10h00.
- Paralisação seguiu até ás 16h00 e, após esse horário, as composições voltaram a operar com 100% da frota até ás 21h00.
- De acordo com os sindicatos as passagens no trem e metrô serão gratuitas durante os horários de pico.
LINHAS QUE ADERIRAM A GREVE NO DIA 03/10:
METRÔ:
- 2-Verde;
- 1-Azul;
- 15-Prata;
- 3-Vermelha.
As linhas que não foram citadas funcionaram normalmente.
CPTM:
- 7-Rubi;
- 10-Turquesa;
- 11-Coral;
- 12-Safira;
- 13-Jade.
As linhas que não foram citadas funcionaram normalmente.
SABESP:
A Sabesp unificou a greve, no entanto, não interrompeu o fornecimento de água.