Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
URBANISMO

Rua Mamede Simões, na área central do Recife, será exclusiva para pedestres

Área onde estão instalados os bares e restaurantes, contudo, continuará tendo a passagem para veículos liberada

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/12/2023 às 11:03 | Atualizado em 28/12/2023 às 11:26
Parte dos bares e restaurantes da Rua Mamede Simões continuará com a passagem de veículos liberada - ALEXANDRE GONDIM/ACERVO JC IMAGEM

Matéria em atualização

A Rua Mamede Simões, na área central do Recife, será exclusiva para pedestres. A Prefeitura do Recife divulgou nesta quinta-feira (28) que a circulação de veículos passará a ser proibida na via, um importante point de bares e restaurantes da cidade.

A pedestrianização da Mamede será total entre a Rua da União até a Rua da Aurora, que ganhará também áreas de convivência, bicicletários e paisagismo.

Já entre o Parque 13 de Maio e a Rua da União, vão poder circular somente veículos para carga e descarga dos moradores do Edifício Alfa. Assim, sinalizações serão instaladas para informar que quem passar por esse trecho sem esse intuito poderá ser multado.

Assim, toda a rua terá o pavimento elevado à altura das calçadas.

A intervenção faz parte do lançamento da nova etapa de requalificação do Cais da Aurora, no bairro de Santo Amaro, cujas obras devem ser iniciadas no início de março de 2024. O cronograma indicando quando a pedestrianização será iniciada ainda vai ser divulgado.

A nova etapa das obras da Rua da Aurora vai contemplar, agora, a área entre as pontes do Limoeiro e Princesa Isabel. O edital de licitação para as obras foi publicado, nesta quinta (28), no Diário Oficial do Município (DOM), prevendo investimentos em torno de R$ 19,7 milhões.

Nesse trecho, será implantada pista de cooper com aproximadamente 900m de extensão, novo mobiliário como divisor para o rio Capibaribe, incluindo banco linear em concreto e trechos em madeira para pontuar áreas de assento com encosto.

O projeto trata da requalificação dos espaços públicos existentes, com priorização da paisagem do rio Capibaribe, amplos passeios contínuos e acessíveis, nova iluminação, intensificação da sensação de segurança, ampliação e incentivo de usos diversos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS