A Uber estendeu o recurso de gravação de vídeo para Recife nesta terça-feira (20). Iniciado em outubro de 2022 em seis cidades, agora disponível na capital pernambucana.
Apenas motoristas parceiros com smartphones Android podem participar. A funcionalidade já foi testada em Manaus (AM), Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), João Pessoa (PB), Campinas (SP), Santos (SP), Petrópolis (RJ) e algumas cidades nos Estados Unidos.
O aplicativo já permite a gravação de áudio e a opção de registrar uma câmera veicular. A nova opção visa simplificar a configuração, evitando custos elevados de câmeras tradicionais.
TESTES DE GRAVAÇÃO DE VÍDEO EM RECIFE
Para ativar, basta habilitar a câmera frontal do celular no aplicativo da Uber, sendo opcional para o motorista. A gravação começa antes do embarque, continua durante a viagem e encerra 20 segundos após seu término, permanecendo disponível por sete dias no dispositivo do parceiro, sendo apagada após esse prazo se nenhum incidente for relatado.
A criptografia mantém a privacidade dos registros, inacessíveis à Uber ou ao motorista, e apenas disponíveis mediante reclamação de incidente de segurança no aplicativo.
Os usuários são informados da gravação antes do embarque, podendo cancelar a viagem se preferirem.