Como previsto, o trânsito do Centro do Recife virou uma grande confusão nesta segunda-feira (5/2) devido à antecipação em quatro dias do fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da alegoria gigante do Galo da Madrugada. E, também como esperado, quem mais sofreu foram os passageiros dos ônibus, que apesar de as alterações nos percursos dos coletivos serem as mesmas de outros anos, muitos foram pegos de surpresa no primeiro dia útil após a interdição, realizada ainda no sábado (3/2).
A antecipação do fechamento da Ponte Duarte Coelho foi uma decisão da Prefeitura do Recife para, segundo nota oficial, viabilizar a subida da alegoria gigante também antecipada para a quarta-feira (7/2). Até este ano, o galo gigante costumava começar a ser montado na quarta, a partir das 22h, e era erguido na quinta ou, no máximo, na sexta-feira. Mas o prefeito João Campos (PSB) já tinha divulgado que pretende transformar a subida da alegoria gigante do Galo da Madrugada em um grande evento público para a população.
“O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a Ponte Duarte Coelho será interditada no sábado (3) devido à antecipação da subida do Galo da Madrugada, que acontecerá na quarta-feira (7). A medida visa dar total segurança aos serviços de montagem da estrutura do galo gigante, e foi previamente comunicada ao Consórcio Grande Recife, para que fossem adotadas as devidas mudanças no itinerário e nas paradas de transporte coletivo”, diz a nota da PCR.
RECLAMAÇÕES E MUITA GENTE PEGA DE SURPRESA
Apesar dos argumentos da Prefeitura do Recife, a decisão de antecipar o fechamento da Ponte Duarte Coelho pegou muita gente de surpresa nesta segunda e gerou impactos em diversas vias do Centro, já sufocadas por outras interdições e obras realizadas na região. Como é o caso do fechamento, desde outubro de 2023, da Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, e as obras do Hotel Marina, no Cais de Santa Rita, que têm retirado uma faixa da via.
Para complicar ainda mais, a segunda-feira foi marcada pela volta às aulas das escolas municipais e estaduais, o que representa um aumento de 25% no volume de veículos em circulação.
ÔNIBUS TÊM AUMENTO DE 50% NO TEMPO DE VIAGEM PARA O CENTRO DO RECIFE
Segundo operadores do transporte público, as viagens dos ônibus no sentido subúrbio-Centro tiveram um aumento de 50%, irritando passageiros, presos nos coletivos e, em sua maioria, sem faixa exclusiva de circulação. “Levei quase uma hora a mais no meu percurso. De fato, não sabia que a ponte do Galo seria fechada tão antes. Sei que a cidade já está em clima de Carnaval e adoro a festa, mas confesso que achei a antecipação da interdição desnecessária”, criticou o vendedor Carlos Eduardo Moura, que mora na Avenida Caxangá e trabalha no Centro.
Motoristas também reclamaram da antecipação. “Nos acostumamos a saber que o Centro do Recife vira uma área proibida para circular a partir da quarta ou da quinta. Sempre foi assim e nos programamos para isso. Mas nesta segunda, dia útil para quem trabalha na cidade, tive que vir de carro. Não tinha como não vir. Gastei 40 minutos a mais do meu percurso normal”, criticou.
Por outro lado, teve gente que relevou a confusão na circulação do Centro. “É transtorno sim, não nego, mas é Carnaval! É apenas uma vez ao ano. Então, vamos aproveitar essa confusão foliã que a cidade vive na semana pré-carnavalesca”, brincou a servidora pública Maria Aparecida Silva, que também trabalha no Centro e ficou presa no pesado tráfego da Rua Princesa Isabel.
Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estavam na região para orientar os motoristas e tentar, de alguma forma, minimizar os impactos, mas ninguém falou com a reportagem.
Leia Também
-
CARNAVAL 2024: passageiro do transporte público é quem vai sofrer com a antecipação do fechamento da Ponte Duarte Coelho pela Prefeitura do Recife
-
CARNAVAL 2024: 131 linhas de ônibus serão afetadas com interdição da Ponte Duarte Coelho para o Galo da Madrugada
-
Ônibus têm itinerário alterado no Centro do Recife para receber o Carnaval; veja mudanças
-
Ônibus que circulam pela Dantas Barreto têm mudanças de itinerário no Centro do Recife
-
CARNAVAL 2024: passageiro do transporte público é quem vai sofrer com a antecipação do fechamento da Ponte Duarte Coelho pela Prefeitura do Recife -
CARNAVAL 2024: 131 linhas de ônibus serão afetadas com interdição da Ponte Duarte Coelho para o Galo da Madrugada -
Ônibus têm itinerário alterado no Centro do Recife para receber o Carnaval; veja mudanças -
Ônibus que circulam pela Dantas Barreto têm mudanças de itinerário no Centro do Recife
131 LINHAS DE ÔNIBUS ALTERADAS COM A INTERDIÇÃO DA PONTE
A interdição da Ponte Duarte Coelho afetou o itinerário de 131 linhas de ônibus, exigindo atenção e muita paciência dos passageiros. A Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua e Ponte Princesa Isabel, Praça da República e, principalmente, a Rua do Imperador, tiveram retenções durante toda a manhã. A expectativa é de que, a partir desta terça (6/2), a circulação melhore no Centro porque as pessoas estarão mais cientes da antecipação do fechamento da ponte, evitando - para quem pode - o deslocamento até a região.
O coordenador de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) Mário Sérgio Cornélio, explicou que, também como previsto, os ônibus sofreram mais no binário da Rua do Imperador com a Avenida Martins de Barros, em Santo Antônio, vias que estão sendo usadas como retorno e saída dos coletivos devido à interdição da Ponte Giratória.
“Fizemos uma divulgação das mudanças provocadas pela interdição e, embora as alterações sejam as mesmas do ano passado, muita gente foi pega de surpresa sim. Por isso, a principal recomendação que damos é que o passageiro fique atento ao local de desembarque para pegar o ônibus no mesmo local na volta para casa”, afirmou.
Os principais gargalos para o transporte público foram:
- A Ponte Princesa Isabel, usada como rota de desvio para os ônibus e carros que entram no Centro vindos da Zona Norte e parte da Zona Oeste.
- Rua Princesa Isabel, que sentiu o impacto do alto volume de veículos na ponte homônima, tendo retenções principalmente a partir do Parque Treze de Maio.
- Rua do Imperador, que recebeu todo o volume de carros e ônibus.
- Rua João Lira, que virou via de desvio para a maioria dos coletivos e seguia, nesta segunda, com obras de pavimentação.