Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe

TRANSPORTE PÚBLICO

AUMENTO PASSAGENS ÔNIBUS: governo recua e reunião do Conselho que pode votar aumento das passagens é adiada para depois do Carnaval

A reunião tinha sido marcada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade para a sexta-feira (9/2), às vésperas do Carnaval. Votação do aumento das passagens, entretanto, segue sendo especulado

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 07/02/2024 às 18:15 | Atualizado em 07/02/2024 às 18:49
Há expectativa de que um possível reajuste das passagens esteja na pauta da reunião, por enquanto mantida sob segredo pelo Estado - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O governo de Pernambuco recuou e decidiu adiar em mais de uma semana a reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que deverá votar um novo aumento das passagens dos ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife.

O encontro do colegiado tinha sido convocado para a sexta-feira pré-carnavalesca (09/2), às 8h30, o que gerou indignação de alguns conselheiros, tanto pela data inconveniente quanto pela falta de transparência da pauta. E mais: depois de o mesmo governo passar o ano de 2023 sem se reunir. Nem mesmo para discutir aspectos operacionais do transporte da RMR.

Agora, a reunião está marcada para o dia 22/2, mas, mesmo assim, a expectativa é de que seja apresentada uma proposta de realinhamento tarifário do sistema de ônibus para 2024. O ofício com a nova convocação foi enviado aos conselheiros na tarde desta quarta-feira (7/2), pelo governo do Estado. A convocação é feita pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, cujo secretário, Diogo Bezerra, é o presidente do CSTM e quem comanda a reunião.

A pauta da reunião terá que ser apresentada com três dias de antecedência à data do encontro, segundo o regulamento do CSTM.

PEDIDO POR REUNIÃO PRESENCIAL E MAIS TRANSPARÊNCIA

Passageiros sofrem com ônibus lotados e calor por falta de ar-condicionado - GENIVAL PAPARAZZI / VOZ DO LEITOR

Pedro Josephi e Márcio Moraes, que integram o CSTM como representantes da sociedade civil, foi quem pediu oficialmente o adiamento do encontro. Argumentaram que durante o ano inteiro de 2023 não houve convocação e nem reuniões ordinárias ou extraordinárias do conselho; que após inquéritos civis abertos no Ministério Público de Pernambuco, o CTM se comprometeu a apresentar um calendário de reuniões periódicas do CSTM, o que não aconteceu; e que algumas prefeituras já anunciaram a abertura das festividades do Carnaval para a quinta; entre outros argumentos.

 

Leia Também

“Agradecemos o bom senso do governo com o adiamento, mas reiteramos a necessidade de a reunião ser presencial para garantir a efetiva participação de todos os segmentos que representam a sociedade civil (estudantes, pessoa idosa e pessoa com deficiência, usuários comuns, rodoviários). Alguns têm dificuldades em participar das audiências virtuais, o que compromete a representação. Além disso, até então não houve uma só reunião para que fosse apresentado um plano para o transporte e para a mobilidade no Grande Recife. Por isso, consideramos que seria mais democrático a reunião presencial”, pontuou Pedro Joseph.

“Sobre o aumento das passagens, não houve na nova convocatória proposta neste sentido. A Urbana-PE e o governo do Estado poderão apresentar. Vamos aguardar. É preciso mais transparência e clareza visto que tem ocorrido diminuição da frota e consequentemente da oferta do serviço. Por outro lado, até agora não sabemos o que o governo pensa e irá fazer em relação aos subsídios, modelo de remuneração das empresas e licitação das linhas de ônibus”, reforçou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS