A maioria dos parisienses votaram a favor de aumentar a taxa de estacionamento das grandes e espaçosas SUVs na cidade. O reajuste foi aprovado em um referendo no início de fevereiro. A taxa deve ser triplicada a partir de setembro deste ano.
A medida vem em linha com a política da capital francesa de buscar planos para se tornar uma cidade mais amigável para as bicicletas. 78.121 parisienses participaram da votação, e 54,55% deles optaram pelo aumento da taxa.
A medida acontece um ano depois de os moradores da cidade votarem pela proibição das e-scooters. Valor cobrado das SUVs pode chegar a R$ 96 por hora.
Segundo a organização ambiental WWF (World Wide Fund For Nature), os veículos SUVs são 200 quilos mais pesados, 25 cm mais compridos e 10 cm mais largos do que um carro normal. Também exigem mais materiais para sua fabricação, consomem 15% mais combustível e emitem 20% mais CO2.
A WWF é uma organização que trabalha para proteger a biodiversidade e a conservação da natureza no mundo.
PARIS CONTRA OS CARROS
Segundo a Câmara Municipal de Paris, houve um salto de 71% no uso de bicicletas entre o fim dos lockdowns da pandemia de covid-19 e 2023. Além disso, mais de 80 km de ciclovias foram criadas desde 2020.
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Em setembro de 2022, a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, anunciou o lançamento de um novo plano destinado a favorecer o acesso da população às bicicletas e que contará com financiamento de € 250 milhões (R$ 1,3 bilhão).
As mudanças, porém, enfureceram os motoristas. As SUVs tornaram-se cada vez mais populares na França.
"Vai custar cerca de 200 euros (R$ 1.070) por dia para estacionar. Isso é extremamente caro. A vida é cara, ter crianças é caro", disse Laure Picard, de 37 anos. "O objetivo é pararmos de usar nosso carro, mas precisamos dele para sair de Paris durante feriados e fins de semana."