Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
INFRAESTRUTURA

Lula promete que Transnordestina será concluída até 2027

Promessa foi feita nesta sexta-feira (5/4), no Ceará. Presidente destacou as dificuldades para a construção, mas garantiu que ela será concluída

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 06/04/2024 às 10:09 | Atualizado em 06/04/2024 às 10:17
Ferrovia Transnordestina é uma velha demanda de Pernambuco - Guga Matos/JC Imagem

Em suas andanças na busca de retomar a popularidade - em queda, segundo pesquisas recentes -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (5/4) que a Ferrovia Transnordestina será entregue até o fim de 2026 ou início de 2027.

A promessa foi feita no Ceará, durante a assinatura da ordem de serviços para iniciar a construção do Ramal do Rio Salgado, parte da Transposição do São Francisco e localizado na cidade de Iguatu, no interior do estado.

O presidente afirmou, ainda, que o governo federal vai cumprir todos os acordos feitos, e que não deixará faltar recursos para a obra.

"O compromisso da empresa é que a gente possa terminar isso ou até o final de 2026, ou até o primeiro trimestre de 2027. Se depender do governo, a gente vai terminar, porque o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que faltem recursos", discursou Lula.

"Se eu não entregar, me cobrem", reforçou.

PROMESSAS E MAIS PROMESSAS POR ANOS E ANOS

Pelo projeto original, a ferrovia teria 1.753 quilômetros de extensão - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A construção da ferrovia foi anunciada em 2006 e é marcada por uma série de atrasos e entraves administrativos e ambientais. No discurso, Lula afirmou que já realizou mais de 33 reuniões sobre o tema durante seus dois primeiros mandatos, e que sempre surgiam problemas como falta de licenças ou de recursos.

Leia Também

Segundo Lula, houve uma série de problemas envolvendo a Transnordestina durante os seus primeiros mandatos, como impacto ambiental das construções, falta de licenciamento e falta de dinheiro para completar as obras.

"Era um verdadeiro inferno para a gente tentar colocar essa ferrovia para funcionar", declarou. A ferrovia é administrada pela Transnordestina Logística S/A (TLSA). O presidente chegou a brincar, no discurso, dizendo ao atual diretor da TLSA Tufi Daher Filho, que a companhia já o tinha "enrolado" muito no passado. 

"Mas agora é diferente. Nós vamos terminar essa ferrovia. No ano que vem eu quero pegar o lugar mais longínquo do Piauí, entrar no vagão e vir até esse lugar aqui para saber quanto é que falta", contou o presidente. "Se eu não entregar, me cobrem, porque significa que eu vou perder a confiança de quem eu jamais deveria perder nesse Brasil", completou.

RAMAL SUAPE TAMBÉM RECEBE PROMESSAS

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visita obras da Ferrovia Transnordestina, no Distrito Suassurana, em Iguatu (CE) - RICARDO STUCKERT/PR
A Transnordestina estava em obras desde 2006 - DIEGO NIGRO / ACERVO JC IMAGEM

O trecho da ferrovia de Salgueiro até o Complexo de Suape, em Pernambuco, também está assegurado pelo governo federal, pelo menos no papel. No Novo PAC, existe a previsão de R$ 450 milhões em investimentos para a realização de estudos e projetos referentes ao trecho pernambucano.

O Ramal do Salgado, também incluído no Novo PAC, terá 34 Km de extensão, ligando os estados da Paraíba e do Ceará e beneficiando mais de 5 milhões de pessoas. A obra, que vai viabilizar o transporte das águas do Rio São Francisco desde o Ramal do Apodi (PB) até o leito do Rio Salgado, conta com um investimento global de R$ 600 milhões.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS