Vítimas das motos representam 77% dos atendimentos dos Bombeiros em Pernambuco
Perigo das motocicletas fez o Corpo de Bombeiros ir à mídia alertar sobre o alto número de colisões e quedas. Corporação cita os passageiros de aplicativos de transporte com motos e entregadores
O aumento dos sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT) envolvendo motocicletas fez com que o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) fizesse um alerta público à sociedade sobre os perigos que envolvem o uso das motos como transporte de pessoas.
O crescimento do atendimento às ocorrências foi verificado em 2023 em todo o Estado, mas principalmente na Região Metropolitana do Recife. Foram registrados 3.831 sinistros de trânsito com motos atendidos pela Corporação, o que corresponde a 77% das colisões registradas em todo o ano - um total de 4.300 registros. Nesses casos, as vítimas eram condutores e passageiros das motocicletas.
Os Bombeiros também registraram um aumento em relação aos atropelamentos envolvendo motos, o que evidencia o crescimento da frota no Estado: foram 408 atropelamentos, o que representou quase a metade (41,5%) de todos os atropelamentos atendidos em 2023.
No alerta, a Corporação define os números como alarmantes. E destaca a importância da conscientização e prevenção para evitar os sinistros de trânsito. As ocorrências com motocicletas respondem por até 60% dos registros no trânsito atendidos pelos Bombeiros.
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“Esses números representam um aumento de 10% em relação às ocorrências de 2022. E o que é mais grave: é um aumento em relação a estatísticas que já eram elevadas. Isso é ainda mais preocupante”, afirmou o major Getúlio Sena, subchefe do Centro de Comunicação Social dos Bombeiros.
RELAÇÃO COM O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE COM MOTOS, COMO UBER E 99 MOTO
Os dados do Corpo de Bombeiros não fazem uma relação direta com a explosão do transporte de passageiros via aplicativos com motos, como Uber e 99 Moto, porque não foi feito o recorte específico. Mas a Corporação cita o serviço e, principalmente, o perigo para os passageiros, que em sua maioria não sabem como se portar na garupa de uma moto.
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“Precisaríamos de um refinamento dos dados para fazer uma relação direta com o transporte por aplicativo, mas o alerta está sendo feito devido à alta comercialização de motos. E sabemos que essa alta tem relação direta com o crescimento de serviços de transporte de pessoas e de entregas com motos”, pontua o major.
“Do mesmo jeito que o motoqueiro precisa usar os equipamentos corretos para conduzir as motos, o passageiro também precisa seguir regras para usar o veículo. Muitas vezes as pessoas solicitam uma viagem com roupas e sapatos inadequados e sem fazer uso dos equipamentos de segurança da forma correta, aumentando o risco de quedas e colisões”, alerta.
Andar com um olhar mais atento nas ruas de cidades como o Recife, por exemplo, é perceber facilmente a explosão do uso do serviço de Uber e 99 Moto. Principalmente pelos passageiros, muitas e muitas vezes soltos na garupa da moto, com capacetes inadequados ou desafevelados, dedos do pé expostos e até manuseando celulares.