A empresa Vera Cruz segue divulgando que está atendendo às exigências feitas no acordo com o governo de Pernambuco e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para não ter a permissão de operação suspensa pelo Estado depois de pedir para entregar e permutar linhas deficitárias. Após alguns flagrantes de quebras de coletivos nas ruas do Grande Recife - que não poderiam acontecer, segundo o acordo -, a empresa garante que neste sábado (20/4), novos ônibus entram em operação no sistema.
Serão nove veículos climatizados e com plataformas elevatórias de acessibilidade tipo gaveta, que segundo a empresa são um modelo mais moderno e de melhor manutenção. Os ônibus não são novos (são seminovos), mas estão em perfeito estado de uso, revisados e aprovados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema.
“A aquisição dos nove veículos faz parte do investimento de R$ 7,85 milhões realizado pela Vera Cruz somente em abril, como parte do compromisso de melhoria dos serviços de transporte coletivo prestados pela empresa na Região Metropolitana do Recife. Todos os ônibus foram vistoriados e aprovados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), em tempo recorde, para benefício da população”, diz a empresa.
BAIRRO DO IBURA TEM PRIORIDADE
Parte dos ônibus serão incorporados à frota que atende ao Ibura, bairro da Zona Sul do Recife, que é uma das áreas que mais sofre e reclama do atendimento prestado pela empresa.
-
Vera Cruz não poderá ter ônibus quebrados nas ruas do Grande Recife até o fim do ano. Confira as obrigações da empresa para seguir no sistema de transporte público -
Empresa Vera Cruz desiste de entregar linhas de ônibus e faz acordo com o governo de Pernambuco. Veja o que foi acertado -
Caso Vera Cruz: governo de Pernambuco define punições para a Vera Cruz, que pediu para entregar linhas. Confira o que muda
Embora não fique no Recife, mas em Jaboatão dos Guararapes, moradores do UR-11 estão realizando um abaixo-assinado para pedir a retirada da Vera Cruz da região, também atendida pela empresa.
Atualmente, são 170 veículos operando linhas que vão do Centro do Recife até o município de Ipojuca e a principal reclamação dos passageiros é, além das condições precárias da frota, os longos intervalos das linhas.
MANUTENÇÃO TAMBÉM ESTÁ RECEBENDO INVESTIMENTOS
Além do aporte realizado na nova frota, a Vera Cruz também destinou parte do investimento à aquisição de peças necessárias à manutenção dos veículos danificados, o que reforça os esforços que vêm sendo feitos pela empresa em colaboração com o Consórcio de Transporte Metropolitano e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Desde a assinatura do acordo com a instituição, no dia 2 de abril, 60 ônibus já foram vistoriados e passaram por manutenção.
MODELO PARA O GRANDE RECIFE
A Vera Cruz diz que os novos ônibus da Vera Cruz que entram em circulação trazem um diferencial que promete ser modelo para todas as empresas que operam o transporte público de passageiros no Grande Recife. Trata-se da plataforma elevatória de acessibilidade, instrumento fundamental para promover o melhor transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
As plataformas chegam para substituir os tradicionais elevadores (PEV), que registram um índice maior de quebra por conta do peso total dos passageiros sobre o equipamento, nos horários de maior fluxo. As plataformas elevatórias só são acionadas sob demanda, o que torna desnecessária, por exemplo, a existência da porta do meio nos novos veículos.