Nesta terça-feira (2), duas Assembleias foram realizadas entre os motoristas, cobradores e demais trabalhadores das linhas de ônibus de São Paulo (SP) e o sindicato patronal. A administração municipal também participou da reunião.
O encontro no TRT-2, o Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, teve fim às 12h22, conforme consta na ata assinada pelo desembargador e relator, Davi Meirelles, e decidiu alguns pontos importantes.
Entre eles, está o do reajuste salarial. O Sindicatos dos Motoristas (SindMotoristas) aceitou a proposta de 3,60% apresentada pelas empresas. No entanto, os profissionais ainda irão debater melhor sobre o acordo e o futuro da greve nesta tarde (2).
Vale ressaltar que a proposta do setor patronal só permanecerá válida caso a greve seja cancelada.
Por outro lado, a Justiça do Trabalho reconhece o direito de greve do trabalhador, instituído pela Constituição Federal, mas tomou uma decisão que determina algumas resoluções para a ocorrência da paralisação:
- As linhas dos ônibus deverão operar com frota de 100% nos horários de: 06h00 às 09h00 e das 16h00 às 19h00;
- Nos demais horários, como das 10h00 às 15h59, os ônibus deverão operar com 50% da frota.
Anteriormente, a Prefeitura de SP havia solicitado ao TRT o funcionamento dos ônibus com 80% da frota nos horários menos movimentados, mas o desembargador instituiu a taxa de 50%.
Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Motoristas precisarão pagar uma multa diária à Justiça de R$ 100 mil por dia.
>>> Qual meio de transporte você mais utiliza para se deslocar em São Paulo?
Amanhã tem greve de ônibus em São Paulo, 03/07?
Na noite desta terça-feira (02) foi decidido que amanhã (03/07) terá greve de ônibus em SP. A decisão da categoria veio após não conseguir o acordo em reunião realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Assembleia da manhã decidiu o quê?
A ata da reunião informa que o SindMotoristas concorda com a proposta salarial de reajuste na casa dos 3,69%, mas que a categoria ainda irá decidir acerca dos outros pleitos - como a mudança na jornada de trabalho - para o fechamento do acordo total.