Ponte Princesa Isabel tem data de conclusão de obras, mas Ponte Giratória segue indefinida

As duas pontes, localizadas no Centro do Recife, estão em obras há mais de dois anos, provocando transtornos para motoristas, pedestres e ciclistas

Publicado em 17/09/2024 às 14:21 | Atualizado em 17/09/2024 às 14:25

As duas pontes localizadas no Centro do Recife e que seguem em obras há quase dois anos, gerando um impacto direto no trânsito e na circulação de pedestres e ciclistas, têm nova previsão de conclusão informada pela Prefeitura do Recife.

Segundo a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a requalificação da Ponte Princesa Isabel, que se arrasta desde o fim de 2022, tem previsão de ser concluída em outubro. O atraso nos trabalhos teria acontecido devido à inclusão de novos trabalhos na manutenção do equipamento. Agora, seria um reparo na viga lateral da estrutura.

A previsão inicial de liberação da obra na Ponte Princesa Isabel era junho deste ano. Construída em 1863 e projetada pelo francês Louis Léger Vauthier - mesmo projetista do Teatro de Santa Isabel e do Mercado de São José -, a Ponte Princesa Isabel começou a ser requalificada em dezembro de 2022 e contou com um orçamento de R$ 10,6 milhões.

Além da recuperação do tabuleiro da ponte, o projeto prevê a recuperação do guarda-corpo, substituição de 90 aparelhos de apoio, recuperação das vigas e lajes, chegando a um total de 9.333,17 m² de área recuperada e reforçada, entre outras intervenções.

A interdição da Ponte Princesa Isabel tem afetado muito a circulação de pedestres e ciclistas porque a obra se estendeu para quase toda a calçada e a prefeitura optou por não abrir espaço no viário.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
O atraso nas obras da ponte Princesa Isabel teria acontecido devido à inclusão de novos trabalhos na manutenção do equipamento. Agora, seria um reparo na viga lateral da estrutura. - Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
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A previsão inicial de liberação da obra na Ponte Princesa Isabel era junho deste ano. Agora ficou para outubro. - DAY SANTOS/JC IMAGEM

LIBERAÇÃO DA PONTE GIRATÓRIA SEM QUALQUER PREVISÃO

Já a liberação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória e que conecta o Cais de Santa Rita ao Bairro do Recife, segue sendo uma incógnita. Não se sabe, inclusive, se o equipamento voltará a receber o tráfego de veículos, como acontecia antes. Há a possibilidade, segundo fontes ouvidas em reserva pela Coluna Mobilidade, de a ponte virar apenas de pedestres ou, no máximo, com acesso controlado para veículos.

Segundo a Emlurb, uma nova licitação foi lançada no início de agosto e está na fase de recursos. O novo certame vai viabilizar a realização dos serviços especiais de recuperação e reforço estrutural da ponte. A Prefeitura do Recife, entretanto, não deu mais detalhes sobre valores da nova licitação nem qual a previsão de duração dos trabalhos.

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Já a liberação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória e que conecta o Cais de Santa Rita ao Bairro do Recife, segue sendo uma incógnita. - JC IMagem
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Ponte Giratória: nova licitação está sendo realizada para resolver problemas da Ponte 12 de Setembro - Guga Matos/JC Imagem
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Já a liberação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória e que conecta o Cais de Santa Rita ao Bairro do Recife, segue sendo uma incógnita. - Guga Matos/JC Imagem
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A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife - JAILTON JR./JC IMAGEM
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Já a liberação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória e que conecta o Cais de Santa Rita ao Bairro do Recife, segue sendo uma incógnita. - JAILTON JR./JC IMAGEM

INTERDIÇÃO TEM UM ANO E GERA IMPACTOS NO TRÂNSITO DO CENTRO

A Ponte Giratória foi interditada parcialmente em outubro de 2023 e posteriormente fechada completamente ao tráfego de veículos e até de pedestres. A intervenção na ponte, entretanto, teve início em 2022. Mas só em 2023 os trabalhos identificaram a patologia na infraestrutura da passagem elevada. Foram meses de análise para orientar a gestão municipal sobre as soluções a serem adotadas.

A Ponte Giratória liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. O investimento inicial na recuperação da estrutura foi de R$ 9,4 milhões e os principais serviços foram executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.

O impacto do fechamento da ponte é grande na mobilidade do Centro, principalmente para quem entra ou sai para a Zona Sul da cidade. E tem sido ampliado devido às obras simultâneas de construção do NovoHotel, o Hotel-Marina, e o Expo Center Recife, o primeiro centro de convenções do Recife, no Cais de Santa Rita.

Além do afunilamento das faixas de circulação há meses, a região está perigosa e sem qualquer planejamento para a circulação de pedestres e ciclistas.

A Coluna Mobilidade tentou entrevistar alguém da Secretaria de Infraestrutura ou da Emlurb para entender melhor a situação das pontes, mas a comunicação da PCR não autorizou.

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