Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Comandante do Exército ameaçou Bolsonaro com voz de prisão

Adversária de Maduro pede apoio a Lula por eleições livres na Venezuela

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 15/03/2024 às 20:11
Relatos podem agravar situação de Bolsonaro em investigação
Relatos podem agravar situação de Bolsonaro em investigação - ISAC NÓBREGA/PR

“TEJE PRESO”
Faltou pouco para que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) saísse algemado de dentro do Palácio da Alvorada, residência oficial. A informação foi dada à Polícia Federal pelo tenente-brigadeiro do ar Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica. "Depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro, aventar a hipótese de atentar contra o regime democrático, por meio de alguns institutos previstosna Constituição (GLO ou estado de defesa ou estado de sítio), o então comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou que caso tentasse tal ato teria que prender o presidente da República”.

O OUTRO LADO
Diante do delegado Carlos Henrique Pinheiro de Melo, chefe da operação Tempus Veritatis, o ex-presidente Bolsonaro “respondeu que está ciente e compreendeu os direitos que possui para a prática deste ato; que se reserva ao direito constitucional de se manter em silêncio; que, por ocasião deste ato, promove a entrega de uma petição, a partir da qual também manifesta o direito ao silêncio”. Fim do depoimento do político que falava pelo cotovelos.

SEM TETO, SEM PROCESSO
Finalmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu a Procuradoria-Geral da República e leu os argumentos da defesa para chegar à conclusão de que o morador de rua Geraldo Filipe da Silva não teve nenhuma participação nos atos de 8 de janeiro, a não ser quando foi confundido pelos bolsonaristas que o viram como um “infiltrado”. É que apesar de sobrenome poderoso, o sem teto não teve, no início do processo, advogado de peso.

A FRASE DO DIA
“O mundo não percebeu que [Vladimir] Putin é um Hitler com novas tecnologias”’, Svetlana Aleksiévitch, prêmio Nobel de Literatura, 2015.

PENSE NISSO!
As eleições na Venezuela, marcadas para julho tendem a ser a farsa democrática de que políticos como o presidente Lula da Silva (PT) gosta de passar pano.

Já não é de hoje que Maria Corina Machado, principal opositora do presidente Nicolás Maduro, tem apelado ao presidente brasileiro, amigo do ditador, para que “tenha uma postura firme” e não dê “aval” às ações “autocratas” do líder venezuelano.

À Veja, Corina disse que o apelo a Lula não se dá somente “por ele ser referência na política da América Latina, mas também porque o Brasil tem responsabilidade sobre a estabilidade na região. Um tremor na Venezuela transborda as fronteiras”, disse.

Na Comissão de Relações Exteriores do Senado, o chanceler Mauro Vieira disse que “O que queremos e nos preocupa muito é apoiar para que haja eleições justas”. O presidente Lula continuam de bico calado.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS