MUI AMIGO
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal “aquiesceu” ao pedido do Senado Federal e prorrogou até setembro (11) a suspensão do processo relacionado à desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. “Era, realmente, necessário de mais tempo para se debater o assunto”, comemorou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
GHOST WRITER
Para brecar a verborragia do marido, que muitas vezes coloca em saia justa, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, resolveu passar um pente fino nos discursos do presidente Lula da Silva (PT) e “ficar no pé dele” para evitar improvisos destemperados, como na última terça-feira (16), quando falava de violência doméstica, Lula saiu-se com essa: “Se o cara é corintiano, tudo bem.”
COM A BOLA TODA
Lula não esconde mais de ninguém que anda preocupado em não levar um carão da primeira-dama. Durante ato sobre a política para pessoas com deficiência, o presidente disse ter sido alertado: “Ela me alertou de uma coisa, ela falou: 'Amor, tome cuidado com cada palavra que você vai falar. Essa gente tem a sensibilidade aguçada'". O público ovacionou a primeira-dama aos gritos de Janja! Janja!
‘DANOU-SE’
O ministro Rui Costa da Casa Civil ficou “espantado” com a quantidade de parlamentares que compareceram à festa celebrando o aniversário do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), na quarta-feira (10), na casa de Waldemar Oliveira (Avante-PE). “Meu amigo, com um quórum desse [310] é mais fácil pedir a Elmar pra defender um projeto nosso do que, mesmo, a orientação do nosso líder na Câmara”.
PERGUNTAR NÃO OFENDE?
A quantas anda o “pente-fino” que o governo federal prometeu “passar” no programa Bolsa Família? Hoje o carro-chefe da atual gestão tem uma fila de espera de 700 mil pessoas. O teto de gastos do programa já está acima do planejado, pagando 4 milhões de benefícios irregulares.
DOMINUS VOBISCUM…
…Et cum spiritu tuo.
O país é laico, mas as religiões se articulam “como podem” em frentes parlamentares “para representar e defender os interesses da significativa parcela da população brasileira”. Projeto do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) criou a Frente Católica para “garantir valores que sejam baseados nos princípios éticos, morais e doutrinários da Igreja Católica Apostólica Romana.”
PENSE NISSO!
O ministro Silvio Costa Filho, Portos e Aeroportos, deveria pensar duas ou até mais vezes antes de prometer lançar o programa de passagens aéreas mais baratas, intitulado de Voa Brasil.
Desde março de 2023 que o lançamento foi prometido. Até agora, nada. Pela proposta original, as passagens custarão R$ 200 e serão destinadas a aposentados do INSS que não tenham feito viagens aéreas nos últimos 12 meses. Estudantes do Prouni também devem ser beneficiados.
Após oito promessas, é esperar se dessa vez o programa sairá do papel.
Pense nisso!