A foto acima, divulgada pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), é uma reflexão sobre a juventude que perde a guerra para a criminalidade. Uma adolescente de 15 anos foi apreendida no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife, com três quilos de maconha dentro de uma bolsa. Segundo a garota, o material seria entregue em Jaboatão dos Guararapes para um homem desconhecido. Ela iria receber dinheiro pelo transporte.
Para surpresa da polícia, no celular foram encontradas várias fotos em que ela aparece fazendo pose com uma arma de fogo na mão. A polícia acredita que o revólver pertence a algum traficante do bairro. Ela foi autuada por ato infracional equivalente ao crime de tráfico de drogas e encaminhada à Vara da Infância e Juventude, que vai decidir se a menina irá para a Funase.
Com apenas 15 anos, a adolescente que aparece na imagem terá o seu futuro decidido com base em leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O mesmo que deveria ser a base para garantir seus direitos e evitar que ela entrasse para o mundo do crime.
Leia também
Quanto vale uma vida?