Número de assaltos a ônibus já superou resultado de todo o ano de 2016. Foto: JC Imagem/Arquivo
Sem sucesso na redução dos assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, a Secretaria de Defesa Social (SDS) criou mais uma estratégia para combater esse tipo de crime. Uma nova força-tarefa vai mapear os pontos mais vulneráveis e com maior incidência de roubos para, semanalmente, se reunir para desenvolver métodos de prevenção e de repressão aos criminosos.
Diferente do grupo de trabalho criado há pouco mais de um ano, a nova força-tarefa será mais completa: terá diretores das polícias Civil, Militar e gestores da SDS. Além disso, será coordenada pelo Gabinete de Crises da Secretaria.
A Força-Tarefa Coletivos, como foi denominada, terá também que apresentar relatórios semanais sobre as ações e estratégias definidas. O secretário Antônio de Pádua vai supervisionar esse trabalho.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, já são mais de 2,5 mil roubos registrados em ônibus neste ano. Levantamento da Rádio Jornal aponta que, somente nesse fim de semana, foram pelo menos 28 roubos a ônibus no Grande Recife. Já são mais de 176 ocorrências somente neste mês.
As linhas UR-5 e 203 - Zumbi do Pacheco/Barro (Loteamento) lideram a quantidade de assaltos a coletivos no Grande Recife. O Sindicato dos Rodoviários afirma que, entre julho e agosto deste ano, cada uma dessas linhas registrou pelo menos 20 investidas de criminosos.
OUTRAS AÇÕES
Como disse acima, não é a primeira vez que a SDS reúne esforços para diminuir os números da violência nos ônibus. No ano passado, um grupo de trabalho desenvolveu estratégias de repressão aos criminosos, mas os resultados não foram satisfatórios. A força-tarefa foi chamada de "Operação Viagem Segura".
Em fevereiro deste ano, uma
portaria determinou que 10 equipes - formadas por delegado e três agentes, cada uma - reforçassem as investigações desse tipo de crime. Os grupos ficaram divididos por área, como Santo Amaro, Boa Viagem e Várzea. O número de prisões até aumentou. Mas as abordagens aos coletivos não caíram. Tanto que o número de assaltos até agosto já superou o resultado de todo o ano de 2016.
LEIA TAMBÉM
Força-tarefa do Ministério Público vai investigar milícia em Pernambuco
346 roubos são registrados por dia em Pernambuco
Delegacias do Grande Recife fechadas à noite e nos fins de semana