VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Em sete meses, 45 feminicídios foram registrados em Pernambuco

De acordo com a SDS, 23.476 queixas de violência doméstica foram registradas por mulheres nas delegacias de Pernambuco entre janeiro e julho de 2022

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 15/08/2022 às 19:59 | Atualizado em 15/08/2022 às 23:45
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Homem invade apartamento e atira na ex-mulher, a filha dela e o namorado da jovem. Crime foi em Boa Viagem, no Recife. - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

A Polícia Civil registrou menos casos de feminicídio em Pernambuco em julho de 2022. Foram três casos contra cinco no mesmo período de 2021. Mas não há o que comemorar, visto que, somente na semana passada, pelo menos três mortes de mulheres foram somadas pela polícia.

Ao todo, entre janeiro e julho deste ano, 45 feminicídios foram contabilizados. Já no mesmo período de 2021, foram 57. A redução foi de 21,1% nos casos.

Uma das vítimas da violência, no mês passado, foi uma empresária de 48 anos. O ex-companheiro, Emerson Raulino Alexandre, 50, invadiu o apartamento onde ela morava, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e atirou na empresária, na filha dela, de 21 anos, e no namorado da jovem, Breno Felipe de Sales Machado, 28. Depois disso, Emerson se matou. O caso foi em 8 de julho. Só quem sobreviveu foi a filha da empresária.

De acordo com a SDS, 23.476 queixas de violência doméstica foram registradas por mulheres nas delegacias de Pernambuco entre janeiro e julho de 2022. No mesmo período de 2021, foram 23.691 denúncias.

Importante reforçar que a pequena diferença - diante de um número tão grande de queixas - não significa que a violência contra a mulher diminuiu, mas que muitas vítimas podem estar encontrando dificuldades de procurar ajuda. Por isso, familiares e amigos devem ficar atentos a possíveis sinais que as mulheres podem dar em relação aos seus agressores.

DELEGACIAS DA MULHER NÃO FUNCIONAM 24H

Em junho, a Polícia Civil inaugurou mais três delegacias da Mulher: uma em Olinda (no Grande Recife), uma em Arcoverde e outra Salgueiro, ambas no Sertão do Estado.

Agora, o Estado conta com 14 unidades especializadas no atendimento à mulher. Mas, com exceção da delegacia localizada no bairro de Santo Amaro (área central do Recife), todas só funcionam durante o expediente comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As mulheres que precisarem de atendimento à noite e nos fins de semana e feriados não vão contar com o serviço especializado. Devem procurar uma delegacia comum para registro de queixas.

A SDS reforça que, para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190. Lembrando que qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.

PERNAMBUCO ACUMULA 8,3% DE AUMENTO NOS HOMICÍDIOS

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Estatísticas da violência - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Pela primeira vez em 2022, Pernambuco conseguiu fechar um mês com redução dos homicídios. Em julho, 243 pessoas foram assassinadas. Foram 17 mortes a menos do que no mesmo período de 2021. Percentualmente, a queda foi de 5,6%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Mas, apesar da redução observada em julho, Pernambuco acumula um aumento de 8,3% no número de homicídios em 2022. Entre 1º de janeiro e 31 de julho, 2.101 pessoas foram assassinadas. Já no mesmo período de 2021, foram 1.939 mortes.

A meta do programa Pacto pela Vida é de redução anual de 12%.

Segundo a SDS, grupos ligados ao tráfico de drogas são responsáveis por mais de 80% das mortes violentas em Pernambuco.

A Região Metropolitana (sem incluir a capital) também conseguiu apresentar uma redução dos homicídios em julho. Foram 59 mortes no mês passado contra 76 no mesmo período de 2021. A queda foi de 22,37%.

Apesar disso, a Região Metropolitana continua sem atingir a meta de redução. No acumulado dos sete primeiros meses de 2022, a região somou 601 homicídios. Já no mesmo período de 2021, foram 559. Crescimento de 7,5%.

Na capital, os números são bem semelhantes. A SDS registrou 328 homicídios entre janeiro e julho deste ano. Dois a menos do que no mesmo período de 2021.

Apenas este ano, de acordo com a SDS, 1.059 homicidas foram presos em Pernambuco, sendo 177 no mês passado.

VIOLÊNCIA CRESCENTE NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Chamou a atenção o aumento da violência no Sertão de Pernambuco no mês de julho. A polícia somou 45 assassinatos - dez a mais do que em julho de 2021. A variação foi de 28,57%.

Se analisados os sete primeiros meses de 2022, também houve crescimento das mortes. Ao todo, 275 pessoas foram assassinadas no Sertão neste ano. Já no mesmo período de 2021, foram 243 vítimas. O aumento foi de 13,1%.

O Sertão também teve uma variação de 7,48% no número de Crimes Contra o Patrimônio (roubos e furtos) em julho. Saiu de 214 registros para 230.

Questionada pela coluna Ronda JC, a SDS se pronunciou sobre o aumento da violência no Sertão por meio de nota.

"Tivemos casos de tentativas de homicídio ocorridas em meses anteriores e que resultaram em morte no mês de julho, além de crimes de proximidade e tendo como motivação as atividades criminais. Em significativa parte desses delitos, já temos inquéritos com indicação de autoria", disse o delegado João Leonardo Cavalcanti, diretor integrado do Interior 2 da Polícia Civil.

"Verificamos, no mês passado, um aquecimento especialmente nas Áreas Integradas de Segurança 20 (sede em Afogados da Ingazeira) e na 25 (sede em Cabrobó), mas providências adotadas já surtiram efeito e nos dão boas perspectivas de retração da atividade criminal. Na mesma AIS 20, por exemplo, já são 22 dias sem mortes violentas desde o último homicídio", informou o delegado, por nota.

 

Comentários

Últimas notícias