DENÚNCIAS

Pernambuco tem 3 novas delegacias da Mulher, mas elas não funcionam à noite nem fim de semana

Quase 20 mil queixas de violência doméstica foram registradas por vítimas à polícia no primeiro semestre de 2022

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 18/07/2022 às 8:00 | Atualizado em 18/07/2022 às 10:57
PCPE/DIVULGAÇÃO
OLINDA Nova Delegacia da Mulher foi inaugurada em junho, mas só funciona para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - FOTO: PCPE/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Pernambuco ganhou, no último mês de junho, mais três delegacias da Mulher. Uma delas fica no município de Olinda, no Grande Recife. O endereço é Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, no bairro de Casa Caiada.

As outras duas delegacias da Mulher ficam nas cidades de Arcoverde e de Salgueiro, ambos no Sertão de Pernambuco. Agora, o Estado conta com 14 unidades especializadas no atendimento à mulher.

As três novas delegacias, no entanto, funcionam apenas durante o expediente comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As mulheres que precisarem de atendimento à noite e nos fins de semana e feriados não vão contar com o serviço. Devem procurar uma delegacia comum para registro de queixas.

Atualmente, a única Delegacia da Mulher que funciona 24 horas no Grande Recife é a que está localizada no bairro de Santo Amaro, na área central da capital.

No primeiro semestre deste ano, 19.889 mulheres procuraram as delegacias de Pernambuco para prestar queixas de algum tipo de violência doméstica (como ameaça ou agressão, por exemplo). Isso significa que, em média, cinco boletins de ocorrência foram registrados por hora. São 109 pedidos de socorro diários.

No mesmo período de 2021, a polícia somou 20.276 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Houve queda de 1,91% nos registros neste ano.

Apesar disso, a polícia pontua que a diminuição de boletins de ocorrência é um sinal de alerta, porque pode significar que as vítimas estão com dificuldade de procurar ajuda da polícia. Por isso, é importante que parentes e amigos observem sinais de que as mulheres podem estar sofrendo algum tipo de violência para ajudá-las.

A SDS reforça que há ainda o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, por meio do telefone 0800-281-8187, para aquelas vítimas que precisam de orientações quanto à rede de proteção.

Em situação de emergência policial, a orientação é telefonar para o 190 (qualquer pessoa que presenciar o ato de violência pode ligar).

Thiago Lucas/ Artes JC
Quantidade de boletins de ocorrência - Thiago Lucas/ Artes JC

FEMINICÍDIOS EM PERNAMBUCO

Entre janeiro e junho de 2022, a polícia somou 39 feminicídios em Pernambuco. A média é de uma morte a cada quatro ou cinco dias.

O número é 27,8% menor em relação ao primeiro semestre de 2021, quando 54 feminicídios foram contabilizados no Estado. Apesar disso, não há o que comemorar enquanto esse tipo de crime continuar sendo registrado.

Somente no último mês de junho, cinco mulheres foram mortas por pessoas que tinham vínculos com elas, como os companheiros ou ex-companheiros.

No dia 08 de julho, uma empresária de 48 anos foi atingida com um tiro na cabeça pelo ex-marido, que invadiu o edifício onde ela morava, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. 

Veja, no vídeo, o depoimento do porteiro do edifício:

No dia em que a mulher teve o apartamento invadido, a filha dela, de 21 anos, e o genro, de 28, também foram atingidos por tiros. O autor dos disparos se matou em seguida. A investigação aponta que ele não aceitava o fim do relacionamento.

O genro da empresária morreu pouco depois de ser socorrido e encaminhado ao Hospital da Restauração, na área central do Recife. A filha dela, atingida de raspão no pescoço, recebeu alta médica na última quarta-feira (13). No mesmo dia, a empresária faleceu.

 

Comentários

Últimas notícias