Delegacia da Mulher é inaugurada na Mata Sul de Pernambuco, mas só vai funcionar em horário comercial

Quatro novas delegacias do Estado funcionam apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Katarina Moraes
Publicado em 09/09/2022 às 10:23
A Delegacia da Mulher de Palmares está instalada na Rua Capitão Pedro Ivo, nº 590, no Centro Foto: DIVULGAÇÃO/PCPE


Após ter finalizado agosto com uma alta de feminicídios, Pernambuco inaugurou nesta sexta-feira (9) uma Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher em Palmares, na Mata Sul. No entanto, ela segue a tendência das outras três entregues recentemente em Arcoverde, Salgueiro e Olinda: só funciona em horário comercial.

Não há hora para os crimes motivados pelo gênero acontecerem, mas sim para pedir socorro especializado. Isso porque as quatro novas delegacias funcionam apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Delegacia da Mulher de Palmares foi inaugurada em solenidade que contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB). Ela foi criada por meio da Lei Estadual 17.644, de 6 de janeiro de 2022, e vai atender casos de violência contra as mulheres da cidade.

Ela está instalada na Rua Capitão Pedro Ivo, nº 590, no Centro de Palmares, em um imóvel com 220m² de área construída total e dois pavimentos, cedido pelo Estado de Pernambuco para Polícia Civil de Pernambuco e reformado em uma parceria com a Prefeitura Municipal.

As instalações contam com recepção e sala de permanência, duas salas de registro de boletim de ocorrência, sala de escuta especializada com brinquedoteca, dois cartórios, gabinete da delegada titular, coordenação setorial, sala de investigação, setor administrativo, sala de custódia, copa, alojamento e banheiros.

Esta é a 15ª unidade especializada no atendimento ao público feminino no Estado. As outras estão em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Salgueiro e Olinda.

Segundo a gestão estadual, a Polícia Civil também tem em seu planejamento a implantação de unidades em Ipojuca e Ouricuri.

Como pedir socorro

Nos municípios que não dispõem de delegacia especializada, a população pode procurar qualquer outra delegacia de plantão para prestar queixa de crimes contra as mulheres.

Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, por meio do telefone 0800-281-8187. Em situação de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.

Estatísticas de feminicídio em Pernambuco

Pelo menos sete mulheres foram vítimas de feminicídio em Pernambuco no mês de agosto. E o número pode aumentar, porque algumas mortes seguem em investigação para esclarecer autoria e motivação. No mesmo período do ano passado, seis casos foram confirmados.

De 1º de agosto deste ano até a última segunda-feira, 17 mulheres foram assassinadas (incluindo todas as motivações). No mesmo período de 2021, foram 15. O aumento é de 27%. Os números consolidados do mês serão divulgados apenas em 15 de setembro pela Secretaria de Defesa Social.

De janeiro a julho deste ano, a polícia somou 45 casos de feminicídio no Estado. No mesmo período de 2021, foram 57.

TAGS
pernambuco Polícia Violência Contra a Mulher Coluna ronda jc raphael guerra
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory