O Governo de Pernambuco informou, na noite desta segunda-feira (16), que nesta terça (17) deverá ser definida uma solução para o caso dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow, com 609 pessoas a bordo mantido em isolamento no Porto do Recife desde a manhã da quinta-feira (12). Um dos passageiros testou positivo para o novo coronavírus e uma segunda notificação foi descartada no último domingo (15). Além disso, outra pessoa (que teve contato com o caso confirmado) também recebeu diagnóstico positivo para a covid-19.
>> Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco
>> Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230
>> Coronavírus: 11 municípios pernambucanos já notificaram casos
Esse segundo novo caso relacionado ao cruzeiro está em isolamento domiciliar, mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não deixou claro o tipo de contato com o primeiro caso. "Relacionado ao cruzeiro, foram dois casos confirmados, sendo um por contato", diz a SES, em nota.
Leia também:
O Governo de Pernambuco reforça que já foram realizadas reuniões presenciais e por telefone com o Ministério da Saúde, a Marinha e os representantes das embaixadas para encontrar uma maneira segura de providenciar o retorno de todos os passageiros e tripulantes do cruzeiro aos seus países de origem. A gestão estadual considera a situação uma das prioridades no momento e mantém todos os esforços para uma conclusão o mais breve possível.
Já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus no Estado. Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para a covid-19, com as 18 confirmações, 3 casos prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação.
Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, contudo, não há transmissão comunitária em Pernambuco - ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. O novo coronavírus continua restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.