pandemia

Pernambuco confirma nesta terça-feira (3) mais 117 novos casos de coronavírus e cinco mortes

É importante pontuar, no entanto, que este é o primeiro dia útil após o feriado prolongado do Dia de Finados e que, nos fins de semana, ocorre um represamento de notificações da doença

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/11/2020 às 13:56 | Atualizado em 03/11/2020 às 14:36
RODRIGO BUENDIA/AFP
No dia 29 de dezembro de 2020, foi divulgado o código genético do novo coronavírus na China - FOTO: RODRIGO BUENDIA/AFP

Após o feriado prolongado do Dia de Finados comemorado nessa segunda-feira (2), Pernambuco confirmou, nesta terça (3), 117 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Além disso, também foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mais cinco mortes em decorrência da covid-19. É importante pontuar, no entanto, que nos fins de semana e feriados ocorre um represamento de notificações da doença.

» No Dia de Finados, parentes finalmente conseguem se despedir de vítimas da covid-19 no Recife

» Menina sem Nome: pandemia de covid-19 não interrompe homenagens em famoso túmulo no Recife neste Dia de Finados

Dos novos casos confirmados nesta terça, 13 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 104 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 163.156 casos confirmados da doença, sendo 27.080 graves e 136.076 leves.

Já com relação aos óbitos, a SES-PE afirmou que eles ocorreram entre os dias 30 de outubro e essa segunda-feira. Com isso, O Estado agora tem 8.643 mortes pelo vírus.

» Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021

» Ministério da Saúde: quase 5 milhões se recuperaram da covid-19; mortos passam de 160 mil

Média móvel

Após apresentar tendência de alta na média móvel diária de casos da covid-19 na última semana, Pernambuco apresenta tendência queda no número de casos de pessoas infectadas nesta terça-feira. Os dados colhidos pela SES-PE apresentam uma tendência de queda de 17% na média móvel de casos.

A média móvel é considerada como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Assim como a dos casos, a média móvel de mortos pela covid-19 também apresentam uma tendência de queda nesta terça. Com os novos números, Pernambuco atingiu uma tendência de queda de 14%.

Recife afirma que outubro teve menor número de casos e mortes pela covid-19

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira, que outubro foi o mês com menor total de casos e de mortes confirmados por covid-19 na cidade desde o início da pandemia. No entanto, com base nos dados da própria Secretaria de Saúde, é possível observar alta nos mesmos indicadores da capital pernambucana, em comparação do último sábado (1º) com dados de 14 dias anteriores, período usado para medir o comportamento da doença em um local. Nos casos gerais, houve um aumento de 39,6%, saindo de 356 na 42ª semana epidemiológica para a 497 na 44ª. Já nas mortes, a alta foi de 30,7%, com 13 óbitos na 42ª semana e 17 na 44ª.

A consolidação dos 2.001 casos confirmados no Recife em outubro foi fornecido pelo prefeito Geraldo Júlio, que celebrou a diminuição ao comparar o número com o mês de maio, que teve 11 mil infectados. "Nós continuamos acompanhando os números da covid em nossa cidade, e agora, no mês de outubro, tivemos o registro do menor número de casos confirmados, com 2.001 casos. Quando, em maio, pior mês, tivemos mais de 11 mil casos confirmados, uma diferença muito significativa", disse.

Em relação aos óbitos, o gestor informa que o número total foi 3% do apresentado em maio. "Tivemos, também, o menor número de óbitos registrados por covid, que representa 3% do número de óbitos ocorridos no mês de maio. É muito importante que a prevenção continue. Estamos com 130 agentes fazendo sanitização, que já fizeram quase 120 mil visitas de sanitização. É muito importante que a população continue tomando todos os cuidados: a limpeza das mãos, o uso permanente do álcool e da máscara. É fundamental que todos utilizem a máscara para continuar controlando a covid em nossa cidade."

Pernambuco totaliza 163.156 casos confirmados da doença

Comentários

Últimas notícias