VACINA

Recife inicia vacinação para idosos com 80 anos ou mais

É necessário fazer cadastro para agendar dia, hora e local da imunização

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/02/2021 às 10:29 | Atualizado em 12/02/2021 às 13:05
Notícia
X

Os idosos de 80 anos ou mais já podem ir até um dos nove locais de vacinação contra a covid-19 ou em um dos cinco pontos de drive-thru do Recife, desde que tenham feito agendamento prévio. A imunização do grupo começou nesta sexta-feira (12). Outros públicos-alvos já anunciados continuam sendo vacinados.

Para receber a dose, as pessoas dessa faixa etária também devem realizar o cadastro para agendar dia, hora e local no site do Conecta Recife (www.conectarecife.recife.pe.gov.br) ou no app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS. Caso o idoso esteja acamado, sem possibilidade de mobilidade, deverá marcar a opção disponível durante o cadastro. Segundo a prefeitura do Recife, uma equipe será enviada até o local onde ele se encontra.

» Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

» A vacina contra a covid-19 é segura? Especialista responde as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação no Brasil

» Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

» Saiba como denunciar ao Ministério Público desvio de vacinas contra covid-19

No ponto de vacinação localizado no bairro de Joana Bezerra, no Centro do Recife, poucos idosos compareceram durante a manhã. O aposentado Gilvan Alves, de 83 anos, foi um dos primeiros a tomar a vacina, e saiu animado já pensando em voltar para a segunda dose. "Graças a Deus, agora eu estou com esperança maior".

A aposentada Valnira Cavalcanti também saiu satisfeita. Ela conseguiu agendar um horário logo cedo. "Às 4h da manhã eu estava no computador para fazer [o agendamento] e marcar para hoje, logo", disse.

WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Vacinação no bairro de Joana Bezerra, Centro do Recife - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
O aposentado Gilvan Alves, de 83 anos, foi um dos primeiros a tomar a vacina no ponto localizado no bairro de Joana Bezerra, Centro do Recife - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

O prefeito João Campos (PSB) acompanhou o início da vacinação do novo grupo no ponto do bairro de Joana Bezerra, na manhã desta sexta (12). Em entrevista, disse que não há previsão de chegada de mais doses, apenas uma expectativa para que seja no final de fevereiro, e atribuiu o problema a uma falta de organização do Ministério da Saúde, do governo federal. 

"A falta de previsibilidade, de planejamento por parte do Ministério da Saúde atrapalha muito. No Programa Nacional de Imunização (PNI), o ministério adquire, o governo do estado distribui, e quem aplica é o município. Então, para o município poder ter um bom planeamento é importante ter uma boa previsão de quando as vacinas vão chegar por parte do ministério. O brasil infelizmente está falhando nisso", afirmou o gestor.

Campos sinalizou, mais uma vez, o interesse em adquirir vacinas, mas apontou que o governo federal não libera a compra para estados e municípios. "Fizemos contato com vários laboratórios, mas dizem que estão negociando com o ministério. O ministério deve fechar uma posição em relação a isso, dizer se vai comprar ou não, quando e quanto vai comprar, porque ele poderia liberar os laboratórios para venderem direto para os estados e municípios. Se a gente tivesse essa autorização, e se os laboratórios topassem vender, certamente a gente compraria para aumentar a velocidade de vacinação da cidade", disse.

Pontos de vacinação

O Plano Recife Vacina disponibiliza nove centros de vacinação distribuídos por várias regiões da cidade: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza também cinco pontos de drive-thru, que funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. Para os idosos entre 80 e 84 anos, contemplados nesta ampliação, serão disponibilizadas doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac).

Tags

Autor