PANDEMIA

Pernambuco recebe novas doses da CoronaVac após falta do imunizante em municípios do Estado

A quantidade da vacina que chegou no Estado, no entanto, é inferior ao déficit estimado pela Secretaria Estadual de Saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 29/04/2021 às 13:29 | Atualizado em 29/04/2021 às 14:26
Notícia
X

Após a suspensão da aplicação da segunda dose do imunizante CoronaVac em municípios de pernambuco, o Ministério da Saúde enviou para o Estado cerca de 4,2 mil doses da vacina. Além dessas doses, também foram enviadas 208.250 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, nesta quinta-feira (29). No entanto, a quantidade de CoronaVac enviada é inferior ao déficit estimado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta semana, que dava conta de uma demanda de 126 mil doses.

..

Por causa do atraso das novas doses, a capital de Pernambuco orientou o grupo prioritário que teria acesso à segunda dose do imunizante a remarcar o agendamento para recebê-la. A prefeitura do município enfatizou que a medida foi tomada conforme orientação do próprio Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde reconheceu publicamente o seu erro em liberar três remessas da vacina CoronaVac para serem utilizadas exclusivamente como primeira dose. Por isso a necessidade deste reagendamento para as pessoas que irão tomar a segunda dose desse imunizante”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A falta de repasse das vacinas também atingiu outras cidades do Brasil. Na última quarta-feira (28), após pressão, o ministério anunciou que a partir desta quinta-feira (29) começariam as distribuições de 104,8 mil doses da Coronavac e 5,1 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, a todos os estados e ao Distrito Federal.

Imunizantes chegaram ao Recife na manhã desta quinta-feira, e à tarde já serão distribuídos às Gerências de Saúde em todo o Estado

Os imunizantes chegaram hoje em voo da Latam, que aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 11h05. O insumo da Astrazeneca ajudará no avanço da aplicação da primeira dose nos grupos prioritários. As doses da CoronaVac estão reservadas para a administração da segunda dose nos idosos que receberam a primeira aplicação com a vacina da mesma marca.

“Neste momento, recebemos mais de 212 mil doses, sendo 208.250 da AstraZeneca e o restante da Coronavac. Vamos utilizar esse quantitativo para ampliar a vacinação dos grupos e continuar vacinando as forças de segurança”, afirmou a superintendente de imunização do Estado, Ana Catarina de Melo.

A distribuição das vacinas para as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres) começará a ser feita na tarde desta quinta-feira e finalizada ainda hoje, deixando as doses à disposição das secretarias de saúde dos municípios.

Com esse novo lote de vacinas, Pernambuco soma 2.630.680 doses recebidas, sendo 1.774.960 da CoronaVac/Butantan e 855.720 da Astrazeneca/Fiocruz.

 

Coronavac:

 

O imunizante do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é aplicado no cidadão em duas doses, que precisam ser administradas entre o intervalo de até 28 dias. No entanto, há idosos de alguns estados que já ultrapassaram esse prazo sem que a segunda dose fosse aplicada.

O ministério não informou o total de pessoas com doses em atraso pela falta de vacina, mas, em nota, disse que quem não havia tomado a 2.ª dose dentro dos 28 dias deve tomar mesmo fora do prazo, quando a vacina estiver disponível.

Tags

Autor