SITUAÇÃO CRÍTICA

Covid-19: hospitais do Agreste podem entrar em colapso, alerta secretário de Saúde de Gravatá

O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, é referência no tratamento de pacientes com suspeita ou infectados e atingiu 100% da ocupação nos leitos de UTI

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 20/05/2021 às 23:07
Notícia
X

com informações do NE10 Interior

As unidades de saúde que tratam pacientes com suspeita ou infectados pela covid-19 no Agreste de Pernambuco estão com risco de entrar em colapso. O alerta é do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, José Edson, que concedeu entrevista à TV Jornal Interior nesta quinta-feira (20). Para tentar conter o avanço da doença na região, o governo decidiu decretar restrições mais rígidas em 53 cidades. As medidas estão em vigor desde a terça-feira (18) e valem até o dia 31 de maio. 

Segundo José Edson, secretário de Saúde de Gravatá, além dos leitos, pode faltar medicamentos e oxigênio para pacientes graves. "Especialmente aqui na nossa região temos tido um aumento substancial de casos novos e graves e isso nos dá uma intranquilidade em relação a falta de oxigênio, essencial para melhorar a saúde daqueles que estão com covid. Além disso, estamos com uma falta nacional de anestésicos e relaxantes musculares injetáveis, usados para pacientes que estão em estado grave", relatou.

O secretário afirmou que a região passa pelo "pior momento desde o início da pandemia, mas colapso ainda não. Muitos municípios conseguiram equipamentos antes de começar a nova onda e estão segurando os pacientes, mas a gente ainda não tem visto pacientes morrendo por falta de vaga".

José Edson explicou que a demora em conseguir um leito nas unidades de terapia intensiva é porque não há mais vagas. "Já passamos por situações que pacientes tiveram que esperar 48h esperando porque não tínhamos vagas para transferir para um leito de UTI", disse.

Nos hospitais de Caruaru (Mestre Vitalino, Manoel Afonso, Unimed, Santa Efigênia e Regional do Agreste) a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 100%. O Hospital Mestre Vitalino é referência no atendimento de pacientes com suspeita ou infectados com a covid-19. Além disso, os leitos de enfermaria também estão em situação alarmante.

O diretor do HMV, Marcelo Cavalcanti, também considera que este é o pior momento da pandemia na região. "Desde o início da pandemia na nossa região esse é o pior momento. Hoje, nossas UTI estão com 100% de ocupação e a enfermaria com 90%. Essa semana chegamos a bater 100% de ocupação de pacientes na UTI", destacou. 

"No início Caruaru trabalhava com a ocupação média de no máximo 60% nos leitos de enfermaria e isso nunca tinha sido um problema. Hoje nós estamos beirando os 90%/95% de ocupação também dos leitos de enfermaria. Sem sombra de dúvidas estamos no piro momento da pandemia desde o ano passado", pontuou o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza.

Confira como está a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria nos hospitais de Caruaru

Hospital Mestre Vitalino: 85% de ocupação;
Hospital Manoel Afonso: 89% de ocupação
Hospital Unimed: 93% de ocupação;
Hospital Santa Efigênia: 95% de ocupação.

O Hospital Regional do Agreste só atende pacientes na unidade de terapia intensiva. 

Tags

Autor