Mais 15 leitos de UTI adulto para pacientes com covid-19 foram colocados em funcionamento neste sábado (22) em Pernambuco. As novas vagas são no Hospital Maria Vitória, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, 92% das vagas em unidades públicas de saúde do Estado, entre UTI e enfermaria, para infectados do coronavírus, estavam ocupadas. Na rede privada o índice é de 84%.
Considerando apenas os leitos de UTI nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), o percentual de ocupação chega a 97% (há 1.710 vagas). Nas enfermarias, das 1.258 vagas, 86% estavam com pacientes neste sábado. Nas unidades particulares, 91% dos leitos de UTI (474 vagas) e 68% de enfermaria (231 vagas) tinham pessoas internadas.
“Nós estamos trabalhando diariamente para ampliar o número de leitos de terapia intensiva em todas as regiões do Estado. Desde março, já foram quase 700 novas vagas de UTI e continuamos nossos esforços para prestar a assistência necessária aos pernambucanos, porque a maior oferta de leitos possibilita que pacientes menos graves recebam, precocemente, a assistência intensiva e isto tem impactado na taxa de mortalidade do Estado, uma das menores do País", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Ele reforçou a importância da população continuar adotando as medidas preventivas contra a covid-19, com o uso correto da máscara, higienização constante das mãos e o distanciamento social. "Sozinhos, os esforços do poder público não serão suficientes para superarmos este momento. Só com cada um fazendo a sua parte, será possível salvar mais vidas”, comentou Longo.
BOLETIM
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (22), 3.589 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 150 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.439 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 460.279 casos confirmados da doença, sendo 43.507 graves e 416.772 leves.
Também foram confirmados 67 óbitos, ocorridos entre 17 de abril e 21 de maio. O Estado soma 15.325 mortes provocadas pela doença.