IMUNIZAÇÃO

Moradores de Paulista, no Grande Recife, encontram dificuldades para receber a vacina contra covid-19

Nessa terça-feira (8), houve tumulto e aglomeração no Centro Administrativo da prefeitura

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 09/06/2021 às 16:35 | Atualizado em 09/06/2021 às 17:16
Notícia
X

com informações da TV Jornal 

Moradores do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), têm encontrado dificuldades para receber a vacina contra o novo coronavírus. Nessa terça-feira (8), houve tumulto e aglomeração no Centro Administrativo da prefeitura, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I. No local, é aplicado o imunizante da Astrazeneca/Oxford. 

"Demorou muito para conseguir agendamento. Uma chuva enorme e a gente tem que esperar, pisando na lama. A aplicação da vacina até que está sendo rápida, mas a situação está demorando demais", relatou moradora que foi até o local na terça. Um vídeo enviado à TV Jornal mostrou filas de carros e de pessoas que esperavam para receber a vacina.  

Na manhã desta quarta-feira (9), o cenário foi diferente. O ponto de vacinação estava movimentado, mas não foram registradas aglomerações. "Não está normal por que era para ser mais rápido. Esperei, pelo menos, 30 minutos. A primeira dose foi bem rápido. Não demorou cinco minutos", relatou o aposentado Deones Rodrigues, que levou a esposa para se vacinar.

Quem conseguiu agendar e foi receber o imunizante, comemorou. "Com certeza é um momento muito especial na vida de cada um", disse o demonstrador Flávio Cavalcanti, que trabalha no setor industrial.

Por outro lado,algumas pessoas relataram que estão sem conseguir agendar a vacinação. "Eu entrei no site, mas estava dizendo que a prefeitura não tinha atualizado ainda. A segunda dose estava atrasada e agora que chegou eles vão dar primeiro as segundas doses do pessoal para poder agendar novamente as primeiras doses. Estou ansiosa porque eu sou hipertensa", contou a cuidadora de idosos Luiza Ana do Nascimento.

 

Por meio de nota, a Prefeitura do Paulista informou que irá divulgar, nas redes sociais, diariamente a quantidade de vagas para o agendamento da primeira dose da vacina. Será disponibilizado o quantitativo para cada ponto de imunização e o grupo contemplado. A marcação deve ser feita no site ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível na plataforma Google Play, para dispositivos com sistema Android.

Para os grupos que já tiveram todas as vagas preenchidas para esta semana, haverá uma nova liberação todas as sextas-feiras, a partir das 18h.

A prefeitura disse, ainda, que não é necessário madrugar nas filas, pois somente serão vacinadas as pessoas com marcação confirmada. "A Secretaria de Saúde ressalta que não há motivo para preocupação, pois o município possui doses suficientes do imunizante da AstraZeneca para imunizar todos que fazem parte dos grupos contemplados no momento", diz a nota.

Pontos de vacinação 

  • Drive Thru Centro Administrativo - Prefeitura da Cidade do Paulista;
  • Clube Municipal do Nobre;
  • Clube Municipal de Paratibe;
  • Drive Thru Aurora;
  • Drive Thru PE-22;
  • Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP);
  • Paróquia Nossa Senhora do Ó. 

 

Tags

Autor