lentidão

Sem vacinas, Prefeitura do Recife recua e passa a agendar segunda dose da Astrazeneca com intervalo de 85 a 90 dias

A alegação é de que todas as doses da Astrazeneca, que antes eram agendadas num período de 60 dias após a primeira dose, foram administradas

Elton Ponce
Elton Ponce
Publicado em 17/07/2021 às 18:48
Notícia
Reprodução
Mensagem que aparece no site do agendamento de vacina da Prefeitura do Recife. Intervalo para agendamento da Astrazeneca será de 85 a 90 dias - FOTO: Reprodução
Leitura:

A Prefeitura do Recife resolveu recuar e anunciou que o agendamento da segunda dose da vacina Astrazeneca para a covid-19, que antes era de 60 dias, agora ficará entre 85 a 90 dias. Neste sábado (17) uma mensagem já aparece no site oficial da PCR. A alegação é de que todas as doses da Astrazeneca com esse intervalo de tempo já foram agendadas. A capital não anuncia novos públicos para a vacinação desde o dia 05 de julho, imunizando atualmente quem tem 37 anos ou mais.

"Atenção: Todas as doses da vacina Astrazeneca enviadas pelo Ministério da saúde para aplicação da segunda dose já foram agendadas. O intervalo para agendamento da segunda dose passa a ser de 85 a 90 dias", é a mensagem que aparece no site https://minhavacina.recife.pe.gov.br/.

Quem já havia agendado a vacinação com intervalo de 60 dias continua com a data mantida. A extensão do prazo é válida para quem vai agendar a partir de agora. Em nota, a PCR diz que o prazo estendido será adotado até que a cidade receba mais doses. 

"A Secretaria de Saúde do Recife esclarece que a antecipação da aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque da Prefeitura. Como todas as doses relativas ao reforço da imunização enviadas pelo Ministério da Saúde ao município já foram agendadas, a Sesau precisou interromper temporariamente esta antecipação. No entanto, à medida que o MS enviar novas remessas de segunda dose da Astrazeneca, a Secretaria voltará a aplicar a vacina no intervalo de 60 dias. A aplicação da primeira dose da vacina segue normalmente.", disse a PCR, através de nota.

No último dia 6 de julho o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que as pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca poderão tomar a segunda dose a partir de 60 dias após a 1ª dose.  A decisão foi apresentada pela gestão municipal e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB).

Vamos acelerar a imunização, quem tomou AstraZeneca vai poder receber a 2ª dose a partir de 60 dias após a 1ª dose. Dessa forma a gente vai conseguir ter mais recifenses com o esquema vacinal completo antes do prazo previsto”, disse à época o prefeito.

Expectativa para baixar idade da vacinação no Recife

A chegada de 184.250 doses de vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a Pernambuco nesta sexta-feira (16) aumentou a expectativa para a diminuição da idade de vacinação, sobretudo na capital Recife. A cidade está imunizando a população com mais de 37 anos. Há mais de 10 dias a capital não anuncia mudança na idade de vacinação, enquanto outras cidades já vacinam idades mais baixas, como João Pessoa, que começou a imunizar quem tem 35 anos, que já imuniza jovens de 16 anos.

A expectativa no Recife é explicada pelo que foi dito pelo governador Paulo Câmara sobre o uso das doses de AstraZeneca que chegaram. Segundo o gestor, todas elas serão aplicadas em quem não tomou a primeira dose.

“Vamos destinar toda essa nova remessa para aplicação da primeira dose em quem ainda não tomou. Assim, estaremos ampliando o número de pernambucanas e pernambucanos que iniciam o esquema vacinal. Sempre lembrando que a segunda dose é absolutamente necessária para que a imunização esteja completa”, afirmou o governador.

Divulgação/Governo de Pernambuco
Doses da vacina da Astrazeneca chegaram na madrugada da sexta-feira (16) - Divulgação/Governo de Pernambuco

Vacinação no Recife

O Recife foi uma das primeiras capitais do Brasil a vacinar os idosos a partir de 85 anos, no dia 27 de janeiro. À medida que foram chegando mais doses, o município conseguiu avançar nos grupos prioritários e também na vacinação da população em geral.

Por isso, na capital pernambucana, desde a terça-feira (6), os moradores da cidade com 37 anos ou mais podem tomar a vacina. Para isso, é necessário um cadastro e o agendamento, que podem ser feitos por meio do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas incluídas neste grupo devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

Com as reduções de idade, o Recife já conseguiu vacinar mais da metade da sua população adulta. Segundo a Prefeitura da cidade, mais de 60% dos recifenses a partir de 18 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina, posicionando o Recife bem acima da média nacional de imunização, que atualmente está em cerca de 38%. Dessa forma, a 'Veneza Brasileira' ultrapassou um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, chegando a 1.010.343. Desse total, 698.836 são de primeira dose, 252.506 de segunda dose e 59.201 de dose única.

Os bons números fizeram o Recife figurar entre as capitais com as menores de idades para vacinação. No Nordeste, a capital pernambucana está atrás apenas de São Luís (MA), que já imuniza pessoas com 18 anos ou mais, Fortaleza (CE), onde pessoas a partir dos 32 anos já podem receber a vacina, e Aracaju (SE), que oferece a imunização para pessoas com 36 anos.

Idades vacinadas nas capitais

  1. São Luís - 16 anos
  2. Cuiabá - 18 anos
  3. Manaus - 19 anos
  4. Rio Branco e Rio de Janeiro - 30 anos
  5. Fortaleza - 31 anos
  6. São Paulo - 32 anos
  7. Belém e Aracaju - 34 anos
  8. Boa Vista, João Pessoa, Porto Velho - 35 anos
  9. Recife, Natal e Maceió - 37 anos

Onde se vacinar no Recife

Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 23 pontos de vacinação na cidade – dos quais 10 são centros e 13 são pontos de drive-thru. Para dar conta de toda essa estrutura, a Prefeitura abriu mais de 1,4 mil vagas para profissionais de saúde contribuírem no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Desse total, 862 trabalhadores são para o Plano Recife Vacina e atuam nos locais de vacinação, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, apoios administrativos e estagiários de vários cursos de saúde. A campanha também contato com a parceria de várias empresas e instituições públicas e privadas em várias frentes.

Centros de vacinação

  • UniNassau, nas Graças;
  • Unicap, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.

Drive-thrus

  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • BIG Bompreço de Boa Viagem;
  • BIG Bompreço de Casa Forte;
  • Unicap, Boa Vista;
  • Carrefour, Torre.
MIVA FILHO/SES-PE
DISTRIBUIÇÃO Mais de 184 mil doses da AstraZeneca chegaram ontem ao Aeroporto Internacional do Recife e já seguiram para as 12 Geres - FOTO:MIVA FILHO/SES-PE
Reuters/DIRK WAEM
AtraZeneca - FOTO:Reuters/DIRK WAEM
BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM
Vacinação: Recife amplia imunização contra Covid para pessoas a partir de 37 anos. - FOTO:BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias