Um novo lote de vacinas da Janssen contra covid-19 chegou a Pernambuco na manhã desta segunda-feira (20.09). A remessa com 1.560 doses, que é a quinta desse fabricante, chegou pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, às 12h05. O imunizante, utilizado em dose única, será utilizado para aplicação de doses de reforço em idosos com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses, além de pacientes imunossuprimidos, ambos de população indígena.
As doses serão encaminhadas para as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesta terça-feira (21), onde ficarão à disposição dos gestores municipais para retirada. Até lá, as vacinas ficam armazenadas na sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE).
- Vacina da Pfizer/BioNTech é segura para crianças de 5 a 11 anos
- Justiça proíbe pai não vacinado de visitar a filha de 1 ano
- EUA suspenderão restrições a turistas totalmente vacinados contra a covid-19 em novembro
- Veja o que os EUA consideram como "totalmente imunizado"; país vai suspender restrições para pessoas vacinadas
“Com essas novas doses, podemos avançar na proteção da população contra a Covid-19. O imunizante proporciona a completude de novos esquemas vacinais em uma única etapa. Até o domingo (19.09), 172.991 pessoas já haviam recebido doses da vacina da Janssen e estão protegidas contra o vírus”, explicou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
AstraZeneca
Já durante a tarde desta segunda, 100.500 imunizantes da Astrazeneca chegaram a Pernambuco. As vacinas foram levadas para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), para checagem, armazenamento e separação por município.
A remessa seguirá para as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesta terça-feira (21.09), onde ficarão à disposição dos gestores municipais para retirada. Os imunizantes deverão ser utilizados, exclusivamente, para aplicação de segundas doses.
Balanço
Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.260.000 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.316.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.