Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apontam que quase meio milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada em Pernambuco. O levantamento, que já conta com dados de 95% dos municípios do Estado, leva em consideração o intervalo necessário de cada fabricante e foi divulgado pelo secretário estadual de saúde André Longo durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7).
LEIA MAIS
Covid-19: Pernambuco se aproxima da marca de 50% da população com esquema vacinal completo
Prefeitura corrige informação e diz que Recife teve dois dias sem morte por covid-19
Ao todo, 486 mil pessoas estão atrasadas para tomar a segunda dose. Destas, 254 mil pessoas tomaram AstraZeneca/Fiocruz, 95 mil pessoas tomaram a Coronavac/Butantan e 135 mil pessoas tomaram a Pfizer/BioNTech.
"Nós continuamos reforçando com os municípios a adoção de estratégias para buscar as pessoas que estejam em atraso. Temos avançado muito na primeira dose, mas precisamos ir buscar todos aqueles que estão com a segunda dose em atraso e obviamente avançar neste processo de imunização completa", disse o secretário.
Durante a coletiva, o gestor aproveitou para convocar a sociedade em geral para se mobilizar a favor da vacinação e afirmou que o esforço coletivo é a chave para o Estado avançar em direção à superação da pandemia do novo coronavírus.
"Nós precisamos de uma mobilização de toda a sociedade, de todas as pessoas que exercem algum papel de liderança, seja na área da saúde, do comércio, ou empresarial, para difundir a importância da vacinação pra nossa sociedade. Todo dia é dia de se mobilizar pela vacinação. Vamos exercer esse papel de incomodar as pessoas para que elas se vacinem. Este é o esforço que vai fazer com que a gente avance e possa superar a pandemia. Nós vamos continuar fazendo a nossa parte, que é garantir as vacinas nos postos de saúde dos municípios, mas a população precisa chegar junto e colocar o braço", completou.