Com apenas 25,4% crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a covid-19, Pernambuco dá início a uma mobilização para acelerar a imunização das crianças em todo o Estado. O anúncio da campanha foi feito pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17). A estratégia foi pactuada com todos os municípios pernambucanos e deve atingir diversos locais de circulação das crianças, especialmente as escolas. A ação culminará com o "Dia C" de vacinação, realizado no sábado, dia 26 de fevereiro.
"Temos, até o momento, pouco mais de 25% dessa população vacinada com a primeira dose. É um quantitativo ainda muito baixo, que significa risco para toda a sociedade e principalmente para as próprias crianças. Para proteger nossos pequenos, pactuamos com os municípios essa grande mobilização. As estratégias devem atingir diversos locais de circulação dos menores, principalmente o ambiente escolar, e vão culminar no dia 26 de fevereiro”, informou André Longo.
Ao longo da próxima semana, de 21 a 25 de fevereiro, a missão dos municípios é intensificar a vacinação nas escolas. "As estratégias devem atingir os locais de grande circulação dos pequenos, especialmente as escolas, porque são espaços onde as crianças passam mais tempo e são locais propícios para o convencimento dos pais sobre a importância da vacinação", disse a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo. Ela ressaltou que a vacina tem se mostrado uma grande medida de prevenção e controle do coronavírus, com redução de casos graves e óbitos. "Ou seja, se temos uma medida de controle segura e eficaz, administrada em outros inúmeros países, é essencial desburocratizar o processo de vacinação", acrescentou Ana Catarina.
Até o momento, a Secretaria já distribuiu 640.380 doses de vacinas contra a covid-19 destinadas às crianças para os municípios pernambucanos. Desse total, menos da metade (300.979) foi aplicada pelas cidades.